Com agro e industrialização, MS tem 2ª maior projeção de crescimento do País
Estado vive expansão da celulose, com unidade em construção e anúncio de mais recursos
Puxado por agronegócio e industrialização, Mato Grosso do Sul tem a 2ª maior projeção de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) no Brasil em 2022. O levantamento é da Tendência Consultoria e foi publicado pelo jornal Valor Econômico.
Conforme a consultoria, a evolução do PIB sul-mato-grossense, decorrente da expansão do agronegócio e da agroindustrialização, chega aos 4,6% neste ano.
“Uma taxa de 4,6% é excepcional em termos de crescimento, podendo ter reflexos extremamente positivos na economia sul-mato-grossense. É importante destacar que os fatores de crescimento apontados pela Tendência Consultoria são acompanhados e comprovados pelo governo”, afirma o titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck.
O secretário lembra que o PIB é o somatório de todas as riquezas geradas. “E quando falamos disso, tratamos de crescimento econômico, de novas oportunidades de emprego e novas atividades econômicas. É um indicador comparável entre países e Estados”.
Mato Grosso do Sul teve frustração significativa na safra de soja, mas se recuperou com a ampliação da produção de milho.
“No ano passado, foram plantados 3,724 milhões de hectares de soja e para 2023 nós temos uma perspectiva de crescimento, Mato Grosso do Sul deve bater novamente o recorde de área plantada de soja, com a conversão de pastagens degradadas em cultivo de soja”, diz Verruck.
O secretário destaca também a expansão em outras atividades econômicas que contribuem para a elevação do PIB, como o crescimento do plantio de eucalipto e a industrialização dessa madeira, com a atração de novos empreendimentos do setor, como a fábrica de celulose em Ribas do Rio Pardo, já em construção, e os investimentos anunciados pela Arauco, em Inocência.