ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEGUNDA  08    CAMPO GRANDE 16º

Economia

Com novo terminal em Santos, MS vai ampliar produção de celulose para exportação

Projeto da Eldorado aumentará a capacidade de exportação para 3 milhões de toneladas de celulose por ano

Jhefferson Gamarra | 31/07/2023 15:48
Autoridades e empresários durante inauguração do terminal (Foto: Divugação)
Autoridades e empresários durante inauguração do terminal (Foto: Divugação)

O estado de Mato Grosso do Sul está prestes a alçar voos mais altos na produção e exportação de celulose, com a inauguração de um novo terminal no Porto de Santos, litoral paulista. A Eldorado, uma das principais produtoras do setor no mundo, deu mais um passo rumo ao crescimento, com a capacidade de expedição de 3 milhões de toneladas de celulose por ano, boa parte produzida em território sul-mato-grossense.

A inauguração do terminal foi marcada pela presença do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), que ressaltou a importância da parceria entre o setor privado e o governo para o desenvolvimento do Estado. "Mato Grosso do Sul está acelerando na produção de celulose. Hoje, a Eldorado, uma das empresas aqui instaladas, inaugurou mais um terminal portuário para escoar a produção. É nesta parceria com o setor privado que vamos avançar no desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, criando oportunidades de emprego e renda para nossa população", enfatizou o governador.

O novo terminal no Porto de Santos tem capacidade para embarcar até dois navios simultaneamente e foi resultado de um investimento de mais de R$ 500 milhões no projeto de expansão, conhecido como EBlog STS 14. Com essa estrutura, a Eldorado deve ampliar sua capacidade de exportação e embarcar celulose também em contêineres, permitindo que a commoditie alcance mais de 40 países, com destaque para a Europa, América do Norte e Ásia.

Parte interna do terminal, onde serão embarcadas as commodities (Foto: Divulgação)
Parte interna do terminal, onde serão embarcadas as commodities (Foto: Divulgação)

A Eldorado arrematou a área no leilão de arrendamento de terminais no Porto de Santos em 2020, com um lance de R$ 250 milhões, e a obra foi iniciada em janeiro de 2022. A expectativa é que a empresa triplique sua capacidade de produção e exportação de celulose em Três Lagoas, que atualmente é de 1,8 milhão de toneladas por ano, contribuindo significativamente para a economia local e a criação de empregos na região.

O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, destacou a importância da nova estrutura para melhorar a logística de exportação, tornando-a mais competitiva e impulsionando o setor florestal e toda a economia do Estado. "Isso reforça ainda mais a viabilidade da relicitação da Malha Oeste, pois permite que a celulose saia de Três Lagoas nos vagões e chegue até o Porto de Santos. Melhora nossa estrutura de logística, dá competitividade e impulsiona o setor florestal e a economia como um todo. Mato Grosso do Sul já responde por 27,28% de toda celulose exportada pelo Brasil", pontuou Verruck.

Com a inauguração desse novo terminal, Mato Grosso do Sul se posiciona de forma estratégica no cenário nacional e internacional da produção de celulose, fortalecendo sua economia e abrindo novas perspectivas para o futuro do setor e do Estado como um todo.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias