ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Rota Bioceânica será tema do “MS Day” em São Paulo

Governo criou vitrine das potencialidades do Estado, com áreas temáticas

Izabela Cavalcanti | 25/07/2023 07:25
Estrutura da ponte da Rota Bioceânica (Foto: Divulgação/MOPC)
Estrutura da ponte da Rota Bioceânica (Foto: Divulgação/MOPC)

A Rota Bioceânica será um dos temas abordados no “MS Day”, realizado no dia 1° de agosto, em São Paulo. O corredor ligará o Oceano Atlântico ao Pacífico, tendo Porto Murtinho como ponto de partida.

A vitrine das potencialidades do Estado terá uma ambientação especial na sede da CNI (Confederação Nacional da Indústria), com um andar inteiro dedicado para que o governo e Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul) exponham áreas temáticas e atendam a convidados e público presente.

Ao longo do evento, empresários vão conhecer de perto indicadores, programas, projetos e obter mais informações, além de saber sobre a tomada de decisão na dinâmica do capital privado na hora de investir.

Segundo o governador Eduardo Riedel, a Rota vai impulsionar a economia do Brasil e de outros países sul-americanos. “Seguindo pelos portos chilenos para China, vamos reduzir em 12 dias a navegação, em comparação com a saída pelo Porto de Santos. Isto representa uma economia expressiva, competitividade muito grande”, disse.

Rota – Conforme informações do secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, 30% da ponte já está concluída. A obra avança dos dois lados do Rio Paraguai.

O empreendimento é financiado pela Itaipu Binacional, com valor estimado de US$ 85 milhões, e tem uma extensão de 1.294 metros. Atualmente, a expectativa é de gerar 500 empregos no local.

A ponte vai promover a integração geopolítica do Brasil, reduzir custos logísticos, tempo de viagem, além de promover novos investimentos em infraestrutura para o Estado, gerar novos empregos, oportunidades no setor de turismo e aumentar a importação e exportação, entre outros pontos. A implementação da Rota Bioceânica deve ocorrer a partir de 2025.

O corredor, que inclui uma ponte internacional, estradas e alfândegas, pode encurtar em duas semanas a distância nas exportações brasileiras para a Ásia. Para Mato Grosso do Sul, o corredor significará uma redução de 25% a 30% em seus custos na hora de escoar sua produção.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias