ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 18º

Economia

Consulta ao 3º lote de restituição do IR 2023 poderá ser feita na segunda-feira

Contribuintes de Mato Grosso do Sul vão receber mais de R$ 109 milhões

Mylena Fraiha | 22/07/2023 11:25
Consulta pode ser feita no site da Receita Federal, em qualquer dispositivo com acesso à internet (Foto: Marcello Casal/Agência Brasil)
Consulta pode ser feita no site da Receita Federal, em qualquer dispositivo com acesso à internet (Foto: Marcello Casal/Agência Brasil)

A partir das 10 horas de segunda-feira (24), estará disponível a consulta ao terceiro lote de restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) 2023, de acordo com a Receita Federal. O crédito dessas restituições será realizado no dia 31 deste mês.

A liberação contemplará mais de 84 mil contribuintes em Mato Grosso do Sul, totalizando um montante de aproximadamente 109 milhões de reais. No âmbito nacional, serão beneficiadas 5.632.036 pessoas, somando um montante de R$ 7,5 bilhões.

Para verificar se a restituição está disponível, os contribuintes devem acessar a página da Receita Federal na internet através do endereço www.gov.br/receitafederal e seguir o caminho "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, "Consultar a Restituição".

A plataforma oferece orientações detalhadas e os canais de prestação do serviço, permitindo a consulta simplificada ou completa, por meio do extrato de processamento, que pode ser acessado pelo e-CAC. Caso seja identificada alguma pendência na declaração, é possível retificá-la, corrigindo as informações.

A Receita Federal também disponibiliza um aplicativo para tablets e smartphones, permitindo aos contribuintes consultar diretamente nas bases da instituição informações sobre a liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

O pagamento das restituições será efetuado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, podendo ocorrer de forma direta ou por meio da indicação de chave PIX. Caso, por algum motivo, o crédito não seja realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Os cidadãos poderão reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, acessando o endereço: https://www.bb.com.br/irpf, ou contatando a Central de Relacionamento BB através dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Com a disponibilidade da consulta, os contribuintes de Mato Grosso do Sul poderão verificar se foram contemplados nesse lote de restituição, sendo importante conferir as informações fornecidas e se atentar às datas de crédito para garantir o recebimento dos valores devidos.

Receba as principais notícias do Estado pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias