Convenção aprova reajuste de 8,5% para trabalhadores do comércio
Aumento será pago retroativo a 1° de novembro e deve beneficiar 50 trabalhadores
Depois de várias negociações, trabalhadores e empresários entraram em acordo ontem, e fecharam o acordo coletivo do Comércio. O reajuste estabelecido é de 8,5% para todos os pisos e a medida deve beneficiar 50 mil comerciários.
De acordo com o SECCG (Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande), pagamento será retroativo a 1° de novembro, que é a data base da categoria. E o piso salarial que era de R$ 1.005 e passa a ser R$ 1.090.
Os empresários que ainda não fecharam a folha de pagamento de novembro, que será pago em dezembro, podem incluir o adicional. Quem já fechou, pagará o reajuste retroativo, no salário de dezembro, pago em janeiro.
O percentual é diferente para os trabalhadores que já ganham acima do piso e que terão reajuste de 6,8%. O sindicato afirma que há anos não havia uma negociação tão difícil e que precisasse ser meada pelo superintendente regional do trabalho.
O valor de 8,5% é referente ao índice do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de doze meses e, para os trabalhadores, representa a reposição da inflação.
O horário especial do comércio em dezembro também foi definido ontem, mas ainda não divulgado pelo sindicato.