Dia Livre de Imposto promete reduzir preços e movimentar o comércio dia 27
A ação já é tradicional e serve para mostrar o peso dos impostos nos preços de produtos no Brasil
Para chamar atenção da população aos altos índices de impostos pagos, a FCDL/MS (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso do Sul) promove no próximo dia 27 de maio, mais uma ação que promete a diminuição no preço de diversos produtos e serviços.
A 15ª Edição Nacional do Dia Livre de Imposto contará com a participação de estabelecimentos comerciais de Campo Grande e Dourados em diversos segmentos, como shoppings, drogarias, perfumarias, supermercados, restaurantes, lojas de material de construção, postos de combustíveis, lojas de calçados, roupas e acessórios.
No ano passado, mesmo com a restrições provocadas pela pandemia da covid-19 o evento movimentou o comércio. A expectativa é que o sucesso da ação se repita em 2021. “Muitas empresas aderiram à campanha e ressaltaram em seus estabelecimentos a necessidade de conscientizar os consumidores”, explicou Inês Santiago, presidente da FCDL MS.
Levantamento feito pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação) aponta que, no Brasil, é necessário trabalhar cerca de 150 dias, só para pagar os tributos, o que correspondem em mais de 40% do rendimento médio da população.
Ainda segundo o instituto, o Brasil, além de figurar entre os 30 países com a maior carga tributária do mundo, é um dos que mais arrecada e dá o pior retorno à população em serviços públicos.