Em 3 meses, consumidor desembolsa até 37,25% a mais por óleo e arroz
Alimentos estão entre os que apresentaram maior alta nos estabelecimentos da Capital, no último trimestre
Preços do óleo e do arroz foram os que apresentam maior alta nos estabelecimentos comercias de Campo Grande, no último trimestre. Conforme pesquisa realizada pelo Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor), o aumento foi de até 37,25%, no preço do óleo, e até 17,29 no preço do arroz.
O óleo com embalagem de 900 ml foi o produto que apresentou maior alta, entre maio e agosto, variando entre R$ 21, 98% e 37,25%. Na prateleira, a marca Soya passou de preço médio de R$ 4,01 e R$ 5,14, o Concórdia saiu de R$ 3,69 para R$ 5,33, enquanto o Liza saiu de R$ 4,43 para R$ 7,06.
Com preço variando de 12,35% a 17,29%, o o pacote de 5 quilos do arroz tipo 1 foi o que apresentou a segunda maior alta do trimestre. O Guacira Speciale passou de R$ 17,04 para R$ 19,44; o pacote de Tio João passou de R$ 20,09 para R$ 23,07, enquanto o Prato Fino sou dos R$ 19,68 para os R$ 22,64.
O arroz Tio Urbano custava R$ 15,43, em maio, para R$ 17,86 em agosto. O Tio Lautério passou de R$ 14,25 para R$ 16,73, enquanto o Camil teve a maior alta do trimestre e encareceu R$ 3,18, passando de R$ 15,07 e R$ 18,22.
Macarrão e feijão foram os itens que apresentaram a maior queda de preço em relação a maio. Apenas duas marcas de espagueti apresentaram queda. O pacote de 500 gramas da marca Barilla saiu de R$ 4,95 para R$ 4,02; uma redução de até 23,13%, enquanto a marca Renata custava R$ 4,71 e passou para R$ 4,13.
As marcas Adria (0,90%), Dallas (2,12%) e Petybon (12,77%) apresentaram aumento no último trimestres de 2020.
Entre a as marcas que comercializam feijão, a queda foi ainda maior atingindo até 42,21%, no caso do pacote do Parquito, que caiu de R$ 9,40 para R$ 6,61. O Sakura apresentou queda de 19,44%, saindo de R$ 8,48 para R$ 7,10, enquanto o Bem-te-vi teve queda semelhante (-19,32%) saindo de R$ 8,03 para R$ 6,73.
Variação - A pesquisa para verificação de preços dos principais produtos que integram a cesta básica, ocorreu no período de 17 a 26 de agosto em curso abrangendo 176 produtos em 19 estabelecimentos.
Do total pesquisado são divulgados 135 itens, uma vez que o critério de divulgação leva em conta que o produto deve ser encontrado em, pelo menos, três dos locais onde a verificação é realizada. Ficou constatada, no setor alimentício, diferença de 185,31 % em relação ao fubá Donana em embalagem de 1kg.
Esse produto custa R$ 2,45 no Fort Atacadista enquanto no Pag Poko, o preço é R$ 6,99. Já no setor de limpeza e higiene, o sabonete barra Lux 85g é o que apresenta maior diferença, com 147,37%. Conforme a pesquisa, o Supermercado Mister Junior comercializa por R$ 0,95 enquanto no extra é encontrado por R$ 2,35. Fruto da pesquisa, foram verificados, ainda, os menores índices de diferença.
Neste caso, entre os gêneros alimentícios, o menor índice foi de 8,08% para o óleo de soja Soya em embalagem de 900 ml. No Mister Junior custa R$ 4,95 enquanto no Assai o preço é R$ 5,35. Em se falando de produto de higiene e limpeza, a menor diferença (7,73%), verificada foi em relação ao sabão em pó Brilhante, caixa de 800 gramas, produto que é vendido no Comper R$ 8,50 e no Fort por R$ 7,89.
A equipe de pesquisadores traçou, também, termos comparativos com os preços encontrados em itens que mantem a mesma apresentação em tamanho, peso e medida de um trimestre para outro. Foram comparados 97 itens e se observou que 70 obtiveram aumento e 24, decréscimo em seus valores. As maiores diferenças ocorreram em relação ao óleo Liza 900ml com 37,25% mais caro enquanto o feijão Paquito 1kg apresentou redução de -42,21% no período.