ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUINTA  16    CAMPO GRANDE 32º

Economia

Em dois meses, 142 "superendividados" recorrem a programa da Justiça

O serviço ajuda famílias a regularizar suas finanças sem comprometer o mínimo para sobrevivência

Por Viviane Oliveira | 01/05/2024 10:30
Em dois meses, 142 "superendividados" recorrem a programa da Justiça
Camapnha foi lançado no Tribunal de Justiça no dia 23 de fevereiro (Foto: Juliano Almeida)

Lançada há dois meses, no dia 23 de fevereiro, a campanha contra o superendividamento do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) já tem 142 pedidos cadastrados. A ação ajuda famílias a regularizar suas finanças sem comprometer o mínimo para sobrevivência.

Entre as dívidas negociáveis estão as de cartão de crédito, compras parceladas, empréstimo bancário, cheque especial, serviços de prestação continuadas, contas de água, luz e telefone e boletos de consumo/lojas – crediários.

Dados do Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas da Serasa de dezembro de 2023  mostram que Mato Grosso do Sul ocupa a 7ª posição no ranking dos Estados com população mais inadimplente, com índice de 48,67%, percentual este acima do total Brasil: 43,35%.

Desde seu lançamento até o dia 24 de abril já foram registradas 142 reclamações pré-processuais referentes ao superendividamento. Desse número, 30 pessoas estão participando das oficinas para realização do plano de pagamento, com a assistência da equipe técnica do Nupemec (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos e da Justiça Restaurativa). Um consumidor com R$ 550 mil em débitos procurou ajuda da campanha.

Ajuda  – Os interessados em participar devem se cadastrar pelo link https://www.tjms.jus.br/conciliacao/cejusc/superendividamento ou buscar ajuda presencial na Rua 15 de Novembro, nº 390, Centro. Os telefones de contato são: (67) 3312-5062/ (67) 98467-4019. Para todos os que ingressarem com o pedido é encaminhado um e-mail informando que a equipe entrará em contato para o devido atendimento, conforme o cronograma do cadastro no sistema.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias