ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUARTA  13    CAMPO GRANDE 16º

Economia

Empresa que fornece gás a MS importa dos EUA para atender demanda do Sul

Ela já recorre à Bolívia para atender Mato Grosso do Sul e conta, ainda, com a Argentina

Cassia Modena | 16/07/2023 14:55
Empresa já importa da Bolívia para atender Mato Grosso do Sul (Foto: Divulgação/Copa Energia)
Empresa já importa da Bolívia para atender Mato Grosso do Sul (Foto: Divulgação/Copa Energia)

A Copa Energia importou dos Estados Unidos gás para aquecimento, com o objetivo de atender demanda da região Sul do Brasil neste inverno. A empresa já traz o insumo da Bolívia para atender mercado do Mato Grosso do Sul, além de contar regularmente com a Argentina.

Conforme publicou o jornal Valor Econômico neste sábado (15), é a primeira vez que a companhia realiza essa operação. Foi preciso investir na importação devido ao aumento de 15% a 20% da demanda do produto nesta época do ano.

Um navio trouxe 22 mil toneladas de gás propeno e está aportado no Rio Grande do Sul. Ele será destinado especialmente aos setores da indústria, comércio, serviço e agronegócio dos Estados que sofrem mais como frio intenso: Santa Catarina, Paraná e o próprio Rio Grande.

O estoque será comercializado entre julho e agosto. Entretanto, pode ser necessária uma nova operação. “Estimamos uma venda aproximada de 30 mil toneladas, sendo que o navio tem 22 mil toneladas. Por isso, temos tido conversas e negociações para buscar um complemento”, disse o diretor empresarial da Copa Energia, Vicente Longatti, em entrevista ao Valor.

Uma das utilidades possíveis do gás para o setor produtivo é aquecer os criadouros de aves. Com o ambiente em temperatura regulada, a mortandade dos animais é reduzida. Além disso, clientes residenciais também demandam o produto para distribuição em condomínios.

El Niño - A alta na demanda está relacionada à influência do fenômeno El Niño. Ele poderá fazer com que o inverno seja diferente do habital.

Na região Sul, o El Niño altera a circulação de ventos, que formam uma barreira e impedem que as frentes frias vindas do hemisfério Sul circulem pelo restante do País. Por ficarem mais tempo em uma região, devem aumentar a frequência de chuvas fortes nela.

Propano - O gás que veio dos Estados Unidos é o propano, que é diferente do GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) fornecido pela Petrobrás e comumente mais utilizado nos Estados. O primeiro é menos eficiente do que o segundo para aquecimento, conforme explica matéria do Valor Econômico.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias