ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUARTA  27    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Empresário está menos otimista com vendas no comércio, aponta pesquisa

Índice de Confiança do Empresário do Comércio de Campo Grande ficou em 119 pontos no mês de maio

Izabela Cavalcanti | 31/05/2023 11:21
Comerciantes olhando tênis em loja de calçados de Campo Grande (Foto: Paulo Francis)
Comerciantes olhando tênis em loja de calçados de Campo Grande (Foto: Paulo Francis)

O Icec (Índice de Confiança do Empresário do Comércio) de Campo Grande teve leve queda em maio. O índice alcançou 119 pontos, contra os 119,9 de abril. Os dados são pesquisa da CNC (Confederação Nacional do Comércio), divulgada nesta semana.

Segundo a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS, Regiane Dedé de Oliveira, o cenário mostra que o empresário está mais cauteloso.

“O índice é muito importante para mensurar as perspectivas do empresário, pois tem a ver com o quanto ele está otimista em relação ao mercado. O cenário aponta que o comerciante sul-mato-grossense está cauteloso e sabemos que a influência do que ocorre no varejo nacional também impacta localmente”, pontuou.

A pesquisa do Dia dos Namorados, divulgada na semana passada, aponta que serão injetados R$ 371,21 milhões na economia de Mato Grosso do Sul. O montante é 56% maior que o ano passado.

“É importante observar o que o consumidor busca, suas necessidades e demandas. O empresário precisa ser bastante estratégico no seu planejamento e, assim, buscar melhor assertividade nos negócios”, concluiu a economista.

Expectativa - Em relação às condições atuais da economia brasileira, 33% dos empresários acreditam que pioraram muito; 32,8% disseram que pioraram pouco; para 27% melhoraram um pouco; e 7,2% acham que as condições melhoraram muito.

Sobre as condições atuais do setor, para 36,1% pioraram um pouco; 31,6% melhoraram um pouco; 19,3% pioraram muito e 13% acham que melhoraram muito.

Sobre a situação da empresa, para 38,2% melhorou um pouco; 28,4% acreditam que piorou um pouco; 10,7% acham que piorou muito; e 22,6% acreditam que melhorou muito.

A expectativa do comércio melhorou muito para 45,8% dos empresários e um pouco para 36%; piorou um pouco (13%) e piorou muito (5,1%).

Sobre a contratação de funcionários, 59,4% acreditam que vai aumentar um pouco; 19,1% dizem que vai aumentar muito; 14,5% acreditam que vai reduzir pouco as contratações e 7% esperam que vão reduzir muito.

Nível de investimento da empresa será um pouco maior para 40,9%; menor para 32,5%; muito menor para 13,8% e maior para 12,9% dos empresários.

Nos siga no Google Notícias