Erradicar aftosa é próximo passo da agropecuária em MS, diz Reinaldo
Durante a solenidade de abertura da 80ª Expogrande Reinaldo também apontou o evento como um marco importante para o Estado.
Diante do anuncio da OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) reconhecendo Brasil como área livre da febre aftosa com vacinação, o Governador Reinaldo Azambuja adiantou que o próximo desafio para o setor agropecuário em MS é tornar o Estado, também referência no controle da doença, mesmo sem a imunização.
“O próximo passo é atingir a zona livre sem vacinação. Mas esse é um trabalho conjunto entre o Estado com o Ministério da Agricultura”, comentou o governador durante a solenidade de abertura da programação da 80ª edição da Expogrande, esta noite (05).
O objetivo para o futuro também é visto como um importante fator econômico. “Que vai abrir o mercado para outros lugares, mas também temos uma preocupação com região de fronteira”, salientou.
O risco de incursão do vírus vindos de países vizinhos ainda não certificados, também foi um risco citado no relatório da Comissão Científica da OIE. Azambuja também comemorou a realização da 80ª edição da feira agropecuária, este ano. Evento que ele apontou ser um marco importante para o Estado. “Mostra a força do agronegócio na região e o quanto já era forte desde antes dos 40 anos de MS”, conclui.
A OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) emitirá em 20 de maio o reconhecimento formal de que o Brasil é área livre de aftosa com vacinação. A erradicação da aftosa com vacinação atinge 25 Estados e o Distrito Federal.