Estado define calendário e vacinação contra aftosa começa na sexta-feira
A vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso do Sul começa no próximo dia 1°. O calendário foi definido pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e é dividido entre três regiões, com datas diferentes para os proprietários e animais do Pantanal.
A primeira etapa da vacinação acontece para os produtores da Fronteira. A liberação do sistema para revendas credenciadas e início da aplicação está agendado para acontecer de 1º de abril a 15 de maio podendo o registro ser realizado de 1º de abril a 30 de maio.
A liberação do sistema e início das aplicações na região do Planalto está prevista para acontecer de 2 de maio a 1º de junho e o registro poderá ser realizado de 2 de maio a 16 de junho.
O produtores da região do Pantanal – que optaram pela vacinação do rebanho no mês de maio – a liberação do sistema para revendas credenciadas e início da aplicação está agendado para acontecer de 2 de maio a 16 de junho e o registro poderá ser realizado de 2 de maio a 1º de julho.
É possível pedir a antecipação da vacina, porém a vice-diretora-presidente da Iagro, Marina Dobashi, lembra que os pedidos passarão por análise criteriosa da propriedade, pelo inspetor local do município e durante o período de vacinação os animais somente poderão transitar após a declaração da vacinação da propriedade, via web, desde que cumpridos os prazos de carência.
Ainda segundo a vice-diretora-presidente, os animais destinados ao abate poderão transitar sem a vacina da etapa vigente até o registro do CT-13 da propriedade. Após este prazo todos os animais deverão estar vacinados.