Greve dos bancários fecha 80 agências em MS, mas pode acabar amanhã
A greve dos bancários pode chegar ao fim a partir de amanhã (7). Hoje a noite, em Campo Grande, a categoria se reúne em assembleia para avaliar a proposta da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) feita na última sexta-feira. Se a oferta de reajuste salarial de 8,5% para os funcionários for aceita, os bancos abrirão as portas amanhã no horário normal.
No entanto, a greve continua nesta segunda-feira. Das 130 agências em Mato Grosso do Sul, 80 permanecem fechadas, sendo 69 na Capital.
O fim da paralisação, que deve durar apenas 7 dias, é uma orientação do Comando Nacional dos Bancários depois da proposta da Federação. “O comando avaliou que a proposta evoluiu muito, tanto na questão financeira, quanto nas cláusulas sociais”.
Na 9° rodada de negociações a Fenaban aumentou o índice de reajuste de 7,35% para 8,5% (aumento real de 2,02%) nos salários e demais verbas salariais, de 8% para 9% (2,49% acima da inflação) nos pisos e 12,2% no vale-refeição.
Conforme o Sindicário (Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região), várias agências poderiam retomar o atendimento hoje, principalmente os bancos públicos, mas isso não aconteceu.
Greve – No primeiro dia de paralisação (30), 44 agências ficaram paradas, já na sexta 83 agencias fecharam. Em Dourados, a 233 quilômetros da Capital, o movimento também ganhou força durante a semana.