ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Ideia pioneira, posto fiscal virtual atrai interesse de outros estados

Governo anuncia modelo criado pela Sefaz para aperfeiçoar a fiscalização de ICMS nas rodovias.

Maristela Brunetto | 05/05/2023 08:16
Posto na divisa com o Paraná, em Mundo Novo, é piloto no uso do controle por câmeras. (Fotos: Sefaz)
Posto na divisa com o Paraná, em Mundo Novo, é piloto no uso do controle por câmeras. (Fotos: Sefaz)

Um sistema pioneiro de monitoramento com câmeras nos postos fiscais nas divisas de Mato Grosso do Sul, que vai agilizar o controle do pagamento de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias) para mercadorias em trânsito, é uma das medidas que o Governo Estadual anuncia hoje, às 9h, para aperfeiçoar o sistema tributário e incentivar setores da economia. O modelo de fiscalização, desenvolvido por servidores das Coordenadorias de Fiscalização de Mercadores em Trânsito e de Tecnologia da Informação, é considerado inovador e despertou o interesse de mais de uma dúzia de Estados, que querem repetir a iniciativa.

A sistemática vai ser detalhada esta manhã, em evento com o governador Eduardo Riedel (PSDB), mas a reportagem apurou que serão instaladas câmeras nas pistas dos postos de fiscalização e, a partir do monitoramento das placas dos caminhões, o serviço já vai identificar se é um veículo que deve parar para tratar da tributação ou pode seguir viagem. As câmeras já foram adquiridas e serão licitados também paineis digitais para alertar os condutores se devem parar ou seguir, sem que funcionários precisem ficar na pista para a abordagem.

Para transporte, veículos precisam de documentação dos produtos. A partir desse dado será feita a triagem por videomonitoramento.
Para transporte, veículos precisam de documentação dos produtos. A partir desse dado será feita a triagem por videomonitoramento.

Esta seleção vai ser feita com base nos documentos que são emitidos para o trânsito de mercadorias, que são entregues para os condutores poderem seguir com a carga regular. Idealizado ao longo dos meses, o projeto foi testado e implantado como piloto no posto de fiscalização de Mundo Novo, na BR-163, na divisa com o Paraná. Outro posto entre os primeiros a serem incluídos na nova sistemática é o de Sonora, na mesma BR, mas na outra ponta do Estado, já na divisa com o Mato Grosso.

As câmeras devem ser instaladas nos próximos meses, mas o plano é que dez postos, um por mês, estejam integrados ainda em 2023 no posto fiscal virtual, que é uma central que atua dentro da Sefaz.

Posto dentro da Sefaz vai controlar o funcionamento da nova sistemática.
Posto dentro da Sefaz vai controlar o funcionamento da nova sistemática.

Desonerações – Na solenidade para o anúncio de medidas na área fiscal, no auditório do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul), o governo ainda vai anunciar a desoneração para cerca de 24 mil microempreendedores, redução de 58% do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre novos produtos da cesta básica e isenção para os produtores de associações e cooperativas de itens que compõem a merenda escolar.

As medidas traçadas pelo governo incluem, ainda, isenção de IPVA (Imposto sobre a propriedade de veículos automotores) para veículos convertidos para uso do gás natural e suspensão de taxas do Detran. Para estimular o uso do combustível, o gás terá redução da alíquota do ICMS. O governo informou que o pacote a ser revelado inclui 18 ações.

Nos siga no Google Notícias