Impulsionadas pela Black Friday, compras pela internet crescem 72%
Campanha promocional também está mais conhecida, mostra pesquisa
As compras pela internet tiveram incremento de 72% na edição deste ano, mostra o portal Black-Friday.Sale, plataforma de descontos online pertencente ao Global Savings Group. De acordo com o levantamento, o valor médio gasto por consumidor foi de R$ 578 na última sexta-feira, dia 24. Celulares lideram a preferência.
Com promoções em diferentes segmentos e descontos que chegam à casa dos 90%, a campanha promocional atraiu o interesse do consumidor, mais cauteloso nas compras, devido ao período de economia ainda retraída.
Na internet, a corrida por descontos resultou em volume maior de compras. No dia 24, os consumidores gastaram, em média, R$ 578. A diferença, em termos absolutos, é de 243 em relação ao valor médio desembolsado na sexta-feira de duas semanas antes (dia 10), que foi de R$ 335 (confira os números da pesquisa).
A pesquisa verificou, também, que os mais jovens são principais consumidores. Por faixa etária, as pessoas entre 25 e 34 anos foram os que mais compraram na última sexta-feira pela internet, com participação em 48%. Na sequência, aparecem os consumidores de 18 a 24 anos, com 26%.
Na sexta-feira, dia 24, celulares e eletrônicos representaram 32% dos consumidores online. Na sequência, estão livros, filmes, músicas e jogos (22%) e moda e acessórios (10%). Há duas semanas, no dia 10, os livros e músicas lideravam (20%), pouco acima de celulares (18%) e moda (18%).
Buscas – Outra pesquisa da Black-Friday.Sale, com base em dados do Google Adwords, também notou a liderança dos celulares na preferência dos consumidores durante a Black Friday. As palavras “Black friday celulares” foram digitadas por 135 mil internautas na edição do ano passado, alta de 61% frente a edição de 2015 (74 mil).
Mais conhecida – Os dados indicam, também, que a Black Friday está mais conhecida (veja o infográfico da pesquisa). Em 2015, as palavras mais buscadas foram “promoção Black Friday” (90,5 mil); em 2016, caiu para 74 mil. Também no ano passado, 4,4 mil digitaram as palavras-chave “Black friday o que é”, retração de 55% frente a 2013, quando 9,9 mil consumidores fizeram a mesma busca.