Integrantes da expedição da Rota Bioceânica chegam à Argentina neste domingo
Grupo parou na cidade de Loma Plata, no Paraguai, onde chegaram depois de seis viagens de balsa
Com perspectiva de chegar à Argentina ainda neste domingo (26), o grupo da 3ª Expedição da Rila (Rota de Integração Latino-Americana) se aventurou por seis viagens de balsa sobre o Rio Paraguai para chegar até a cidade de Loma Plata, no coração do Chaco Paraguaio, região semiárida do país vizinho, dentro do Departamento de Boquerón. São 35 caminhonetes e cabem apenas seis em cada viagem de balsa.
Lá, a Rota Bioceânica continua por estrada, até chegar na Argentina, onde os 277 km entre Carmelo e Loma estão concluídos (trecho 1). A inauguração pelo governo do Paraguai foi em fevereiro do ano passado.
A construção da estrada no trecho 2 da rota, sob responsabilidade do governo paraguaio, não começou e está suspensa (entre Loma Plata e Mariscal Estigarribia) e o trecho três que leva até o país de “los hermanos” está em obras. Esta é chamada de rota PY15, que corresponde a 224 quilômetros ainda no Departamento de Boquerón.
Na programação de amanhã, o grupo segue até Mariscal Estigaribia, onde começa obra do trecho três e então seguem até Pozo Hondo, na Argentina. Será feita a passagem pela aduana de lá, previsão de almoço em Tartagal, de onde a expedição segue até San Salvador de Jujuy. Nesta cidade, o grupo irá jantar e dormir para então continuar a viagem na segunda-feira.
Em Loma Plata, os empresários e demais participantes da expedição, bastante interessados, puderam participar de apresentação da Cooperativa Chortitzer que tem 7.017 associados de diversas áreas e foi formalmente criada em 1962. O presidente da empresa, Ronald Reimer, informou que a cooperativa ajuda seus associados em todos os serviços nas áreas da produção, transformação e venda de produtos no mercado local, nacional e internacional.
Ela dispõe ainda de uma vasta gama de serviços como departamento de crédito e empréstimo, supermercados, compra e venda de animais, importação e exportação, fábrica de rações, fábrica de transformação de leite e carne, oficinas e explorações leiteiras.
Ronald se vê animado com o desenvolvimento na região de Boquerón onde já se é possível verificar aumento dos preços, estrangeiros de toda parte do mundo visitando a região, assim como os expedicionários da RILA 2023 que foram com objetivo de compra e venda na região. Ronald já conheceu a cidade de Maracaju, em agosto deste ano, para conhecer as potencialidades da região.
Loma Plata - A cidade possui uma população de 5.500 habitantes. Sua economia é baseada na indústria, agricultura e pecuária e fundada por grupos menonitas.
O termo menonitas, vem do nome de Menno Simons, pastor holandês, precursor dos Batistas, dos Menonitas e dos irmãos Menonitas, que eram pessoas que dedicavam sua vida a Deus através do protestantismo, movimento que veio depois da Reforma Protestante.
Esta área é conhecida por sua sólida base econômica nas áreas de indústria, agricultura e pecuária, sendo abastecida principalmente por produtos da indústria paraguaia.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.
Confira a galeria de imagens: