Veja como está a ponte Bioceânica que será inaugurada em outubro de 2025
Expedição acompanhou obras realizadas neste sábado em estrutura que irá ligar Brasil e Paraguai
A 3ª Expedição da Rila (Rota de Integração Latino-Americana) foi conferir de perto a construção da ponte bioceânica que está com 41,9% finalizada entre Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul e Carmelo Peralta no Paraguai. O grupo iniciou a viagem nesta sexta-feira (24), com saída da Capital e já está no país vizinho.
A obra esta sendo executado pelo Consorcio PYBRA – compostas pelas empresas paraguaias Tecnoedil Ltda, as brasileiras Paulitec e a Cidades Ltda. A previsão da conclusão da obra e no primeiro semestre de 2025.
Durante a visita técnica na obra sobre o rio Paraguai foi possível ver o início da colocação das vigas de concretos que vão formar a passarela da ponte. Após assentar as vigas será a vez dos pré-moldados assoalhos de concretos para dar solidez ao piso por onde vai ser colocado o asfalto.
Cada viga tem 30 metros e peso de 30 toneladas que estão sendo assentado sobre os pilares com cabeçais de concretos. A ponte terá 1.294 metros de comprimento e 354 metros de vão livre sobre o rio, a calha principal ficara a 30 metros de altura para não comprometer a navegabilidade da hidrovia.
A obra esta sendo financiada pela Usina Binacional Itaipú do lado paraguaio com custos estimados de cerca de 100 milhões de dólares. Quando concluído a passarela internacional fará parte da rota que terá o destino os portos chilenos de Mejillones, Antofagasta, Tocopilla e Iquique.
O governo do Paraguai está investindo pesado em obras viárias que possa baratear o custo dos transportes aos países asiáticos, como os mais os 280 km de asfalto concluído entre as cidades de Carmelo Peralta, no alto Paraguai, até Loma Plata, em Boquerón. Este é o trecho que a expedição irá seguir ainda hoje.
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