ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 22º

Política

Secretário confia na eleição de Milei para fazer vingar a Rota Bioceânica

À reportagem, Jaime Verruck revelou tratativas para a instalação de uma fábrica de baterias em MS

Por Gustavo Bonotto e Gabriela Couto | 23/11/2023 20:58
O secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Jaime Verruck, durante entrevista ao Campo Grande News. (Foto: Juliano Almeida)
O secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Jaime Verruck, durante entrevista ao Campo Grande News. (Foto: Juliano Almeida)

Ainda no evento que antecede a expedição pela Rila (Rota de Integração Latino-Americana), o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, disse acreditar que o presidente eleito da Argentina, Javier Milei, não deve ser contrário ao corredor bioceânico.

"Não o conheço, mas pelo que o seu plano de governo tem sinalizado, será um presidente pró-mercado. Dentro da economia, sua ideia é de 'dolarização', e eu acredito que [ele] deve olhar para a Rota como algo fundamental. Eles taxaram a hidrovia, mas o Brasil ainda não colocou na pauta a discussão da Rota. Devem fazer isso na próxima reunião do Mercosul", disse o titular estadual ao Campo Grande News.

Verruck pontuou que a região norte do país argentino é a principal exploradora de lítio, material utilizado para a produção de baterias. À reportagem, o secretário afirmou que conversas iniciais sobre a abertura de uma fábrica em Mato Grosso do Sul já aconteceram.

"O Estado pode ter uma fábrica de baterias em breve, trazendo o lítio argentino através da Rota. Tivemos conversas iniciais com empresas para atender o mercado interno, mas ainda é cedo para falar em nomes, logística, municípios de instalação e datas. Mas posso adiantar que uma empresa chinesa, que não atua na América Latina, já se encontrou com o governador Eduardo Riedel (PSDB)", finalizou.

Conforme antecipado, o titular participará do percurso a ser iniciado nesta sexta-feira (24). A viagem feita por uma comitiva de 100 pessoas busca demonstrar tecnicamente a viabilidade econômica do transporte de produtos exportados pelo Brasil. Além das 35 caminhonetes, a expedição de 10 dias incluirá uma carreta frigorífica com proteína animal, demonstrando a prática de exportação da produção brasileira.

Receba as principais notícias pelo celular. Clique aqui para entrar no canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias