ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Meio Ambiente

Berçário de árvores na Capital produz 165 mil mudas por ano

Estudo do IBGE publicado na semana passada elegeu Campo Grande como a capital mais arborizada

Por Cassia Modena | 24/04/2025 13:31
Berçário de árvores na Capital produz 165 mil mudas por ano
Pequenos jacarandás em crescimento no Viveiro Municipal (Foto: Cassia Modena)

Enfileiradas, as mudas de árvores produzidas no Viveiro Municipal de Campo Grande aproveitaram para retocar o verde, se hidratar e estocar nutrientes com a chuva que caiu no espaço quase 100% aberto, nesta quinta-feira (24).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Viveiro Municipal de Campo Grande, localizado no Jardim Pacaembu, é responsável pela produção de 165 mil mudas de árvores por ano, com 48 espécies, principalmente nativas do Cerrado. Administrado pela prefeitura, o espaço é mantido por funcionários do Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho e pelo viverista Antonio Andrade. As mudas são distribuídas gratuitamente aos moradores da capital, com regras para evitar problemas urbanos. Além de atender a população, as árvores são usadas em projetos de reflorestamento e arborização pública. A produção aumentou desde 2019, quando era de 150 mil mudas anuais.

São 48 espécies entre frutíferas e não frutíferas sendo cultivadas lá, a maioria nativa do Cerrado. O bioma está no nome do local: Viveiro Flora do Cerrado.

É um berçário de aproximadamente 15 mil metros quadrados localizado no Jardim Pacaembu, que serve para incrementar a arborização da capital com mais árvores plantadas em ruas residenciais no Brasil – o título foi dado a Campo Grande pela Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios do Censo Demográfico de 2022, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na última quinta-feira (17).

Berçário de árvores na Capital produz 165 mil mudas por ano
Viverista mostra muda de pé-de-amora antes da chuva chegar (Foto: Cassia Modena)

A prefeitura é a responsável por administrar o espaço. Funcionários do Primt (Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho) fazem a manutenção junto ao viverista Antonio Andrade, 66, que mora e trabalha no Flora do Cerrado.

Não é só plantar e esperar crescer. As pequenas goiabeiras, amoreiras, pitangueiras, flamboyants, ipês e os outros "bebês-árvores" que moram ali exigem tratamentos como adubação, cortes, irrigação e mudança de posição.

Produção cresceu - Da última vez que a reportagem visitou o viveiro, em 2019, a produção de mudas totalizava 150 mil ao ano.

Berçário de árvores na Capital produz 165 mil mudas por ano
Dedo indicador de Antonio aponta pequeno broto de acerola (Foto: Cassia Modena)

O número anual cresceu. Segundo o chefe do setor de Arborização da Semades (Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável), Orsival Simões Junior, ele é de 165 mil.

Não há previsão para outro aumento, por enquanto, nem inclusão de novas espécies. Antes disso, Junior explica que um levantamento analisa mais a fundo a arborização nos bairros e tenta entender quais demandas existem. Ele deve ser concluído até o fim deste ano.

"No passeio público, a gente tem 175 mil árvores, fora praças e quintais de imóveis. Já temos um estudo disponível com informações mais precisas e um guia de arborização. Em cima deles, faremos outro estudo que dirá onde tem deficiência e onde está tendo problema", descreve.

Berçário de árvores na Capital produz 165 mil mudas por ano
O chefe do setor de Arborização da Semades, Orsival Simões Junior, e mudas prontas para serem doadas atrás dele (Foto: Cassia Modena)

De graça, mas há regras - Quem estiver pensando em acrescentar um ponto verde ao quintal ou na frente de casa, não pode só chegar no viveiro e pedir para levar uma muda no carro. Há regras que precisam ser seguidas para evitar problemas urbanos como calçadas quebradas por raízes e plantio próximo à fiação de energia elétrica.

Pedidos de até três mudas devem ser feitos na gerência de arborização de prédio anexo à Central de Atendimento ao Cidadão da Capital. Em aproximadamente 15 dias, a pessoa é avisada que elas estão disponíveis para retirada.

Todas são todas gratuitas. Dia da Árvore (21 de setembro) é a data com maior distribuição espontânea, com aproximadamente 15 mil saídas a cada ano.

Berçário de árvores na Capital produz 165 mil mudas por ano
Com folhas amareladas, mudinhas de romã agradeceram a chuva (Foto: Cassia Modena)

Apenas moradores da Capital são atendidos. Empresas não podem retirar mudas.

As árvores produzidas no local também servem para atender necessidades da própria prefeitura, como o reflorestamento de áreas de nascentes de córregos, por exemplo, ou arborização de praças e outros locais públicos.

Para cumprir a lei - Proprietários de novas construções de Campo Grande precisam atender à Lei Complementar nº 184 de 2011, e plantar uma árvore a cada 9 metros do terreno voltado à rua, observando que a espécie já deve ter 1,8 metro de altura no momento do plantio.

Os pedidos, nesses casos, também podem ser feitos na gerência de arborização e não são cobrados.

Em harmonia - Antonio trabalha em viveiros há 39 anos e está no Flora do Cerrado há quase 15. Ele conhece as plantas como ninguém e conta ter estudado para isso na Escola agrícola da Fundação Bradesco, em Bodoquena, e na Flora Sul, em Dourados.

Berçário de árvores na Capital produz 165 mil mudas por ano
Os bonsais que são a distração de Antonio; atrás, a caixa d'água que abastece o sistema de irrigação do viveiro (Foto: Cassia Modena)

As únicas plantas ornamentais que têm lá são plantadas e cuidadas próximas à casa dele. O viveirista mostra orgulhoso seus hobbies, vários bonsais. Ao lado, um pequeno pé-de-laranja dando frutos.

Trabalhar com plantas e estar no viveiro, para Antonio, tem um significado especial. "Harmonia", define.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.





Confira a galeria de imagens:

  • Pé-de-laraja
  • Estuda para mudas
  • Funcionários do Viveiro Municipal
  • Tubete com muda de acerola
  • Luvas usadas para trabalhar no viveiro
  • Caramujo na folha da amoreira
  • Antonio com muda de amora
  • Antonio com muda de acerola
Nos siga no Google Notícias