ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Justiça suspende transferência de ações em disputa pela Eldorado

Decisão liminar veio da Justiça Federal no Sul do país; empresa é alvo de briga entre sócios

Por Maristela Brunetto | 11/04/2024 09:47
Justiça suspende transferência de ações em disputa pela Eldorado
Eldorado, fábrica de celulose instalada em Três Lagoas, alvo de disputa judicial (Foto: Arquivo/ Divulgação)

Uma decisão liminar concedida pelo TRF4 (Tribunal Regional Federal) suspende a transferência de ações da J&F para a Paper Excellence, sócias que passaram a travar briga judicial em torno da fábrica de celulose Eldorado Brasil, de Três Lagoas. Não há detalhamento do contexto em que foi proferida a decisão, em caráter liminar, havendo apenas as informações repassadas ontem à noite pela Eldorado, por meio de fato relevante ao mercado.

Em 2017, o grupo comandado pelos irmãos Joesley e Wesley Batista fechou negociação com a Paper Excellence, controlada pela indonésia Asia Pulp & Paper, para a venda da fábrica, repassando quase 50% das ações e promessa de transferência do restante, o que acabou não avançando, desencadeando uma complexa disputa judicial.

No âmbito da Justiça Federal no sul do País, uma ação popular foi julgada procedente em Chapecó, barrando a transação porque não houve anuência da União e do Congresso Nacional, uma vez que a Paper pertence a grupo estrangeiro e lei exige a autorização para aquisição de áreas no País. Essa sentença foi enviada para reanálise no TRF4, de onde saiu a decisão anunciada ontem. A reportagem tentou acessar um pedido de medida tutelar, mas se trata de processo sob segredo de Justiça.

Além da suspensão da transferência, a empresa comunicou ao mercado que também fica paralisada a decisão que instituiu o Órgão de Coordenação na Eldorado, uma vez que “(...), o regime de gestão da empresa Eldorado deve ser o previsto na Lei das S/A e em acordo com a sua atual composição societária e instâncias de deliberação”.

Há ainda uma frente de disputa pela propriedade da Eldorado no TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo), acionado após a conclusão de um julgamento em arbitragem designada pelas empresas, em que o grupo estrangeiro saiu vencedor. Essa tramitação também está suspensa. E uma terceira disputa judicial ocorre em Três Lagoas mesmo, onde está a fábrica, na Justiça Federal, em uma ação civil pública pedindo a anulação da transação por falta de anuência na transferência do patrimônio por envolver empresa estrangeira, que já contém parecer favorável do MPF (Ministério Público Federal).

A J&F já declarou que pretende comprar a parcela que vendeu e formalizou a oferta, mas a Paper informou que não tem interesse, insistindo na conclusão do negócio.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias