Março registra queda de 5,6% nas vendas do comércio varejista de MS
As vendas do comércio varejista em Mato Grosso do Sul tiveram queda de 5,6% em março, em relação ao mesmo período de 2015. Apesar do volume negativo, a renda do comerciante ainda é positiva, segundo Pesquisa Mensal do Comércio realizada pelo IBGE (instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Se a comparação for feita nos últimos doze meses, a receita do comércio sul-mato-grossense é maior e mostra um crescimento de 6,2%, porém o volume de vendas também caiu e registrou 3,2%.
Quando o levantamento inclui veículos e materiais de construção, os números das vendas também caem e mostra que Mato Grosso do Sul com um recuo de 6,1% em março em relação a fevereiro. No entanto, o valor arrecadado ainda é positivo e ficou em 1,2%.
A queda no volume de vendas é ainda maior quando comparado o mês de março de 2015 com o mesmo mês deste ano. O recuo chegou a 7,7%, já a receita ficou em 1%.
Dados gerais - O comércio brasileiro não anda bem das pernas. O volume de vendas do varejo em março recuou e registrou 0,9% em relação a fevereiro deste ano. A queda também ocorreu em com receita, que não foi positiva e alcançou 0,4%.
Já o comércio varejista ampliado também registrou variação negativa para o volume de vendas sobre o mês anterior, na série com ajuste sazonal de 1,1%, enquanto que para a receita nominal, o decréscimo em março deste em relação a fevereiro foi de -0,8%.
A comparação de março de 2015, houve um recuo de 7,9% para o volume de vendas e variação positiva de 0,6% para receita nominal.