Mesmo com Natal próximo, empresários do comércio estão pouco otimistas
Conforme levantamento divulgado, a taxa saiu de 116,5 em setembro para 114,8 em outubro
Faltando pouco mais de 1 mês para o Natal, empresários ainda estão menos confiantes em relação às vendas. É o que mostra o Icec (Índice de Confiança dos Empresários do Comércio) de Campo Grande.
A taxa saiu de 116,5 em setembro para 114,8 em outubro. Essa é a quinta queda apresentada no ano.
“A política e economia nacionais têm forte impacto sobre a confiança do empresário e o que podemos observar é que o setor ficou mais cauteloso, influenciando os números”, explica a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS, Regiane Dedé de Oliveira.
Em reportagem feita pelo Campo Grande News sobre vendas de artigos para o Natal, foi notado que alguns estão mais otimistas para ter melhora neste ano, se comparado com o ano passado. No entanto, a pesquisa divulgada abrange todo tipo de segmento e não só aqueles que vendem artigos para o Natal.
Sobre as condições atuais da economia brasileira, 5,6% dos empresários acreditam que melhoraram muito; 26% acham que melhoraram pouco; 31,6% pioraram um pouco; e para 36,8% pioraram muito.
As condições atuais do setor melhoraram muito para 8,2%; melhoraram um pouco para 32%; pioraram um pouco (30,6%); pioraram muito (29,3%).
Sobre a situação atual da empresa, melhorou muito (16,8%); melhorou um pouco (37,6%); piorou um pouco (28,4%); e piorou muito (17,3%).
A expectativa de contratação de funcionários aumentou muito para 17,5% dos empresários; pouco para 55,8%; reduziu pouco para 22,5%; e reduziu muito para 4,2%.
Já o nível de investimento está muito maior (17,1%); um pouco maior (34,4%); um pouco menor (33,6%); e muito menor (14,8%).
A pesquisa foi feita com 185 empresários do comércio de Campo Grande. A coleta dos dados é realizada sempre nos últimos dez dias do mês anterior, ou seja, em setembro.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.