ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, TERÇA  15    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Mesmo com Natal próximo, empresários do comércio estão pouco otimistas

Conforme levantamento divulgado, a taxa saiu de 116,5 em setembro para 114,8 em outubro

Por Izabela Cavalcanti | 03/11/2023 08:45
Consumidores andam pela Avenida Afonso Pena quase esquina com a Calógeras (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Consumidores andam pela Avenida Afonso Pena quase esquina com a Calógeras (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Faltando pouco mais de 1 mês para o Natal, empresários ainda estão menos confiantes em relação às vendas. É o que mostra o Icec (Índice de Confiança dos Empresários do Comércio) de Campo Grande.

A taxa saiu de 116,5 em setembro para 114,8 em outubro. Essa é a quinta queda apresentada no ano.

“A política e economia nacionais têm forte impacto sobre a confiança do empresário e o que podemos observar é que o setor ficou mais cauteloso, influenciando os números”, explica a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS, Regiane Dedé de Oliveira.

Em reportagem feita pelo Campo Grande News sobre vendas de artigos para o Natal, foi notado que alguns estão mais otimistas para ter melhora neste ano, se comparado com o ano passado. No entanto, a pesquisa divulgada abrange todo tipo de segmento e não só aqueles que vendem artigos para o Natal.

Sobre as condições atuais da economia brasileira, 5,6% dos empresários acreditam que melhoraram muito; 26% acham que melhoraram pouco; 31,6% pioraram um pouco; e para 36,8% pioraram muito.

As condições atuais do setor melhoraram muito para 8,2%; melhoraram um pouco para 32%; pioraram um pouco (30,6%); pioraram muito (29,3%).

Sobre a situação atual da empresa, melhorou muito (16,8%); melhorou um pouco (37,6%); piorou um pouco (28,4%); e piorou muito (17,3%).

A expectativa de contratação de funcionários aumentou muito para 17,5% dos empresários; pouco para 55,8%; reduziu pouco para 22,5%; e reduziu muito para 4,2%.

Já o nível de investimento está muito maior (17,1%); um pouco maior (34,4%); um pouco menor (33,6%); e muito menor (14,8%).

A pesquisa foi feita com 185 empresários do comércio de Campo Grande. A coleta dos dados é realizada sempre nos últimos dez dias do mês anterior, ou seja, em setembro.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias