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Economia

"Monstros" da celulose, hexatrens transportam mais carga sem pegar rodovia

São 13 desses veículos rodando na área interna da fábrica e a intenção é aumentar para 40 e construir túnel

Por Lucia Morel e Fernanda Palheta | 05/12/2024 15:27
"Monstros" da celulose, hexatrens transportam mais carga sem pegar rodovia
Um dos hexatrens chegando na fábrica de Ribas do Rio Pardo. (Foto: Marcos Maluf)

Em uso desde 2019, quando a Suzano implantou fábrica de celulose em Três Lagoas, os famosos hexatrens são a garantia de redução de custos e maior capacidade de carga no transporte de madeira entre as fazendas de eucalipto e as fábricas de celulose da empresa. Em Ribas do Rio Pardo, unidade inaugurada hoje (5), não é diferente.

São 13 desses veículos rodando na área interna da fábrica e a intenção é aumentar para 40. Atualmente, eles são responsáveis por 50% de todo transporte de madeira. O vice-presidente da Suzano, Ayres Galhardo, afirma que os veículos “são uma coisa nossa” e reduz significativamente os custos no transporte. “São 115 toneladas de madeira em uma viagem e eles estão rodando aqui desde o início do projeto”. São cerca de 60 km entre as fazendas e a fábrica.

"Monstros" da celulose, hexatrens transportam mais carga sem pegar rodovia
Um dos caminhões hexatrens da Suzano. (Foto: Suzano)

Em todas as fábricas da Suzano no Brasil, são 47 unidades do caminhão Volvo FMX hexatrem. O veículo tem 60 metros de comprimento, um metro a mais que as anteriores. O incremento na capacidade de carga foi possível graças a uma nova configuração, com reforços nos eixos e longarinas duplas. Além disso, o veículo recebeu um novo eixo com tração dianteira.

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