ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, TERÇA  07    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Após visitar fábrica, Lula participa da inauguração da Suzano

Ele veio com comitivas de ministros, encontrando executivos da Suzano e autoridades do Estado

Por Maristela Brunetto e Fernanda Palheta | 05/12/2024 10:40
Após visitar fábrica, Lula participa da inauguração da Suzano
Lula, Alckmin, Riedel, Simone e demais autoridades na inauguração da Suzano (Fotos: Marcos Maluf)

Após um passeio pela super estrutura da fábrica de celulose da Suzano em Ribas do Rio pardo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa do ato solene de inauguração da unidade, que iniciou operação em julho, mas depois a comemoração do empreendimento para um momento em que reunisse autoridades. A fábrica envolveu investimento de cerca de R$ 28 bilhões.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O presidente Lula inaugurou oficialmente a nova fábrica de celulose da Suzano em Ribas do Rio Pardo (MS), um empreendimento de R$ 28 bilhões que começou a operar em julho. Acompanhado por diversas autoridades, incluindo o vice-presidente Alckmin, ministros e governadores, Lula visitou a fábrica, a maior do mundo em linha única de produção, com capacidade para 2,5 milhões de toneladas de celulose por ano, destinada principalmente à exportação. A construção gerou milhares de empregos e impulsionou a economia local, levando a acordos com o município e o estado para compensar o impacto, incluindo melhorias em infraestrutura e serviços públicos.

O presidente foi acompanhado pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin, e a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. Outros ministros integram a comitiva da União: Rui Costa (Casa Civil), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), Márcio Macedo (Secretaria-Geral da Presidência) e Renan filho (Transportes). A presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, também participa. Eles foram recebidos pelo presidente da Suzano, Beto Abreu, e outros executivos da empresa. Os presidentes da Câmara, Arthur Lyra, e do Senado, Rodrigo Pacheco, chegaram a ser anunciados, mas acabaram não vindo ao Estado.

Inicialmente, Lula percorreu a fábrica, conversou e tirou fotos com funcionários, se deslocando depois para o local do evento, com estrutura montada dentro da unidade de expedição da fábrica.

O governador do Estado, Eduardo Riedel; a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP); deputados estaduais; integrantes da bancada federal; prefeitos em final do mandato e eleitos de cidades da região também participam do evento, incluindo o de Ribas, João Alfredo Danieze e o sucessor além do secretário da Semadesc (Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck. O governador do Maranhão, Carlos Brandão, também foi à solenidade.

Capital do eucalipto- Danieze foi o primeiro a falar, destacando o potencial da cidade na pecuária e a chegada de novas atividades, passando pela soja e chegando à celulose. São cerca de 370 mil hectares de áreas com florestas de eucalipto. Ele disse que a cidade se tornou a maior cultivadora da matéria-prima, a capital do eucalipto no País.

Ele ainda mencionou os benefícios para a cidade, com ampliação da arrecadação e receita de municípios de cerca de 120 mil habitantes, enquanto a cidade não chega a 40 mil.

Após visitar fábrica, Lula participa da inauguração da Suzano
Danieze destacou a importância do empreendimento para a cidade, que disparou em arrecadação

A fábrica é a maior do mundo em linha única de produção, com capacidade de chegar a 2,5 milhões de toneladas/ano. O foco da Suzano é a exportação da celulose, com impacto relevante na balança comercial do País, no caso do Estado, acaba superando a soja no desempenho das exportações.

A empresa tem 600 mil hectares de florestas, para cultivo do eucalipto a ser usado na produção da celulose. No Estado já há outras três plantas de fabricação de celulose: duas da própria Suzano e a Eldorado, ambas em Três Lagoas. Juntas, tem capacidade de produção de 5,8 milhões de tonelada por ano.

A unidade de Ribas começou a ser implantada em 2021, no auge da obra chegou a haver na cidade 13 mil pessoas envolvidas com o projeto. A estrutura tem 4,5 milhões m². Com o impacto na cidade e nos serviços, a Suzano fez um acordo com o município e Estado para medidas compensatórias, como ampliação do hospital e outras ações de infraestrutura, como delegacia e novo posto da PRF, somando 21 iniciativas.

Nos siga no Google Notícias