MSGás reduz valor do GNV, medida adotada para incentivar consumo
O m³ sairá 18 centavos mais baixo; medida foi anunciada pelo governo e aprovada pela Assembleia
O metro cúbico do GNV (gás natural veicular) está 18 centavos mais barato em Mato Grosso do Sul. A MSGás publicou a redução nesta quarta-feira, no Diário Oficial, caindo o valor para 3,1370 o m³, contra R$ 3,31 que vinha sendo cobrado dos postos para o fornecimento.
A redução faz parte de uma política de desoneração de 17% para 12% do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias), anunciada recentemente pelo Governo do Estado para incentivar a utilização do combustível, que é menos poluente que os fósseis, como a gasolina e o diesel. O tema foi votado e aprovado esta manhã pela Assembleia Legislativa.
Frentistas apontam que o GNV chega a ser 40% mais econômico. Para o abastecimento, é preciso adaptar o veículo. Mesmo sendo ecologicamente mais correto e mais econômico também, ainda assim poucos veículos estão adaptados, sendo 4.771 registrados no Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), equivalente a 0,27% da frota estadual, de 1.767.346 automóveis.
Além da desoneração do ICMS, o governo anunciou ainda isenção de IPVA para aqueles veículos adaptados para uso do gás veicular. Mesmo ainda sendo pouco utilizado nos veículos, o gás natural tem peso importante na receita de ICMS do Estado, sendo usado em residências e empresas, chegando a 15%, conforme divulgado recentemente em meio aos debates sobre a reforma tributária.
Em Campo Grande, 8 postos vendem o GNV. Recebendo o produto por um preço menor, cada um vai estabelecer o valor ao consumidor, conforme sua margem de lucro.
Além da redução de preços e oferta de isenção pelo Governo, a MSGás planeja criar o que chamou de Corredor Azul, com postos em várias cidades que permitam a circulação de veículos pelas rodovias utilizando somente o gás natural, começando por Três Lagoas e ainda chegando postos em Dourados, Bataguassu e Sidrolândia.