ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUINTA  26    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Mutirão começa hoje com renegociação de dívida do cartão e cheque especial

Ação do Banco Central e Febraban oferece parcelamentos, descontos e taxas de juros reduzidas

Por Silvia Frias | 01/11/2024 11:36
Em março deste ano, 1,6 milhão de contratos foram repactuados (Foto/Arquivo)
Em março deste ano, 1,6 milhão de contratos foram repactuados (Foto/Arquivo)

A partir de hoje (1º) consumidores podem renegociar dívidas no cartão de crédito, cheque especial ou crédito consignado com bancos e instituições financeiras, no Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira. Na ação, as empresas oferecem parcelamento, desconto e taxa de juros reduzidas.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, realizado pelo Banco Central, Febraban, Senacon e Procons, oferece a partir de hoje (1º) a oportunidade para consumidores renegociarem dívidas com bancos e instituições financeiras. A ação, válida até 30 de novembro, permite negociar dívidas de cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades, com opções de parcelamento, desconto e taxas de juros reduzidas. A relação dos bancos participantes e informações sobre como negociar podem ser consultadas no site do mutirão.

Na edição anterior, realizada em março deste ano, foram mais de 1,6 milhão de contratos repactuados. Na página do mutirão na internet é possível consultar a relação de bancos participantes. A ação segue até 30 de novembro.

O mutirão é realizado em ação conjunta do Banco Central, Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) e Procons de todo o País.

Podem ser negociadas dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades de crédito contraídas de bancos e instituições financeiras, que estejam em atraso, não possuam bens dados em garantia e não estejam prescritas.

Cada consumidor pode consultar suas dívidas no Registrato, sistema do Banco Central por meio do qual é possível acessar, entre outros, o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR), que contém a relação de dívidas perante as instituições financeiras. Para acessar o sistema é preciso ter uma conta no Gov.br, canal de serviços digitais do governo federal.

As negociações podem ser feitas diretamente com a instituição credora, em seus canais oficiais, ou com intermediação por meio do portal Consumidor.Gov.Br. Nesse último caso, também é necessária uma conta Gov.br, nos níveis Prata ou Ouro.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias