ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 20º

Economia

No mês da Black Friday, Procon orienta consumidor a buscar informação

Data destinada para descontos é realizada na última sexta-feira do mês, que será o dia 26

Aletheya Alves | 08/11/2021 15:58
Anúncio para Black Friday, em 2020, na Rua 14 de Julho. (Foto: Arquivo/Marcos Maluf)
Anúncio para Black Friday, em 2020, na Rua 14 de Julho. (Foto: Arquivo/Marcos Maluf)

Já em preparação para a Black Friday, que será realizada no dia 26 de novembro, o Procon/MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) orienta que os consumidores busquem informação antecipada. Superintendente do órgão, Marcelo Salomão explica que se planejar é a chave para não cair no arrependimento.

Idealmente, a data é marcada por promoções em produtos variados, mas, conforme o Procon destaca, muitas vezes a Black Friday se torna a “black fraude” com descontos ilusórios. Para evitar arrependimentos desde já, Salomão diz que a população deve passar a monitorar o valor dos produtos de interesse o quanto antes.

“Vamos fazer pesquisas de preços e divulgar à população porque acreditamos que os maiores problemas da Black Friday são ligados à falta de informação”, Salomão explica. Além de aguardar pelos dados levantados pelo órgão, o superintendente relata que os consumidores devem manter suas próprias pesquisas.

Sobre as compras online, a orientação de Marcelo é para que o consumidor privilegie sites que possuam indicadores de segurança e fuja de páginas com redirecionamento. “É importante que faça print das telas e veja as pessoas que já compraram”, disse.

Já para as compras presenciais, Salomão indica que seja verificado se os preços valem a pena, “é bom acompanhar o preço durante o mês para ver se o valor está competitivo. Não comprar o que não precisa e não gastar o que não tem”.

Procure o Procon – Para ajudar os consumidores, o órgão irá divulgar durante todo o mês pesquisas sobre os preços de produtos mais procurados, reclamações e dicas. Durante a semana do dia 26, os fiscais também estarão nas ruas da Capital.

Especificamente na Black Friday haverá uma van para atendimento à comunidade no calçadão da rua Barão do Rio Branco. No local será possível fazer denúncias e também tirar dúvidas.

Também está disponível à população o Disque Denúncia através do número 151 e formulário para contato através do Fale Conosco do Procon neste link.

Nos siga no Google Notícias