ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, SEXTA  16    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Número de empregados no setor de serviços cresceu 12,28% em 10 anos em MS

Número de empresas e receita bruta também registrou aumento expressivo no período

Jhefferson Gamarra | 31/08/2023 12:15
Manicure trabalhando no setor de serviçoes em Campo Grande (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Manicure trabalhando no setor de serviçoes em Campo Grande (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta quinta-feira (31) os resultados da PAS (Pesquisa Anual de Serviços), revelando um cenário de crescimento robusto no setor de serviços em Mato Grosso do Sul. Os dados, coletados entre 2012 e 2021, fornecem um panorama das mudanças estruturais no segmento empresarial que abrange a prestação de serviços não financeiros no Estado.

De acordo com os números revelados, o setor de serviços em Mato Grosso do Sul experimentou um aumento significativo em várias áreas-chave. Entre os anos de 2012 e 2021, o número de empresas no setor cresceu impressionantes 43%. A receita bruta também teve um crescimento notável, registrando um aumento de 135,8% no mesmo período. Além disso, os gastos com salários no setor cresceram cerca de R$ 1,9 bilhão ao longo de uma década.

Os dados revelaram um aumento notável na ocupação de pessoas no setor de serviços. De 2020 para 2021, houve um aumento de 12,28% no número de pessoas ocupadas. Além disso, o setor de serviços registrou um crescimento de 4,07% no número de empresas em 2021, em relação a 2020, um período marcado pelos desafios econômicos da pandemia de covid-19.

Em termos de receita bruta, o setor de serviços não financeiros em Mato Grosso do Sul mostrou um crescimento impressionante de 29,3% entre 2020 e 2021, alcançando a marca de R$ 28,85 bilhões. Em comparação com 2019, esse aumento é ainda mais notável, totalizando 36,69%.

Dentro do setor de serviços, algumas atividades se destacaram. "Serviços profissionais, administrativos e complementares" liderou com o maior número de empresas (6.880), seguido por "Serviços prestados às famílias" (4.806) e "Transportes, Serviços auxiliares aos transportes e correio" (2.765).

No que diz respeito à contribuição para a economia nacional, São Paulo manteve sua posição de liderança, representando 44,4% do montante total, seguido por Mato Grosso do Sul, que contribuiu com 1,2% para o cenário nacional.

Segundo o IBGE, os resultados da PAS (Pesquisa Anual de Serviços) oferecem uma visão abrangente do crescimento econômico e das tendências no setor de serviços em Mato Grosso do Sul. Esses dados fornecem informações cruciais para análises econômicas e tomadas de decisão no setor privado e no governo.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias