Número de empresas ativas em Campo Grande cresceu 9% em um ano
Abrir uma empresa na capital de Mato Grosso do Sul é mais rápido que em outras cidades do Brasil
O número de empresas abertas em Campo Grande chega a 125.674, conforme dados da Receita Federal. Crescimento de 9,21%, frente aos 115.078 registrados em julho de 2022.
O bom desempenho também está ligado a outro dado que coloca Campo Grande à frente da maioria das capitais do país. Abrir uma empresa na capital de Mato Grosso do Sul é bem mais rápido que na maioria das demais do Brasil.
Enquanto o tempo médio para abertura de empresas no país é de 1 dia e 6 horas, aqui, os empresários levam cerca de 9 horas para abrir uma empresa. Os dados constam no Mapa de Empresas, elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
A informação corresponde aos resultados de aberturas de empresas referentes ao primeiro quadrimestre de 2023. De acordo com os dados apontados no Mapa, 9.549 empresas foram abertas em Campo Grande até o mês de maio, contra as 8.799 empresas abertas no mesmo período de 2022.
O boletim revela ainda que, no mesmo período do ano passado, o empresário campo-grandense levava em média 1 dia e 20 horas para essa atividade. Com o novo relatório, a Capital salta do 23º lugar para a 12ª posição no ranking nacional de tempo médio para a abertura de empresas.
Com mais facilidade e aumento das empresas, outro número que também cresce é o de geração de emprego. De acordo com o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Previdência, Campo Grande gerou mais 1.011 vagas no mercado formal no mês de maio.
No ano de 2023, foram gerados 4.417 empregos formais, colocando Campo Grande na oitava posição entre as 27 capitais que, proporcionalmente, ampliaram seu contingente total de empregados com carteira assinada.
Abertura de micros e pequenas empresas
No caso de aberturas de micro e pequenas empresas em Campo Grande, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro), dá orientações necessárias para facilitar a abertura e regularização de empresas, otimizando e simplificando processos que tanto amarram o empreendedor.
Nas Salas do Empreendedor do Município, é possível fazer a formalização de empresa MEI, emissão de boleto de pagamento (DAS), declaração anual de faturamento, regularização de débitos do MEI, alteração de dados cadastrais do CNPJ, viabilidade, emissão de certificado MEI (CCMEI), emissão de nota fiscal de serviço eletrônica e baixa de empresa.
As Salas do Empreendedor funcionam dentro das incubadoras. Como três delas estão em reforma, os espaços estão funcionando nos endereços abaixo:
- Sala do Empreendedor da Incubadora Francisco Giordano Neto → na própria Sidagro, Rua Dr. Antônio Alves Arantes, 263 – Chácara Cachoeira.
- Sala do Empreendedor da Incubadora Mário Covas → CRAS Dr. Fauze Duailibi Amizo, Rua dos Topógrafo, 1175 – Jardim Canguru.
- Sala do Empreendedor da Incubadora Norman Edward Hanson → CRAS São Conrado, Rua Livino Godói, 777 – São Conrado.
- Sala do Empreendedor da Incubadora Zé Pereira → Rua Eugênio Peron, 676, Zé Pereira.