Pacote de rodovias do Estado deve ser leiloado no segundo semestre de 2024
Processo está dentro do cronograma e primeiro passo para lançar o edital foi dado com PMI
Dois consórcios apresentaram pedido de autorização para elaboração dos estudos técnicos das rodovias MS-040, MS-338 e MS-395 e trechos das BRs 262 e 267. O interesse foi confirmado com o fim do prazo do PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse).
O procedimento é o primeiro passo para a privatização das rodovias e serve para buscar informações e propostas de empresas privadas interessadas em desenvolver projetos de infraestrutura, adequação de capacidade, reabilitação, operação, manutenção e conservação dessas vias.
Ou seja, está tudo dentro do cronograma previsto pelo EPE (Escritório de Parcerias Estratégicas). O resultado da escolhida após o chamamento público sairá em 30 dias.
A partir de então, o consórcio ficará responsável por elaborar o estudo no prazo de até 180 dias. Com isso, a previsão é que o edital seja publicado após abril do ano que vem e o leilão na B3 ocorra no segundo semestre de 2024.
Pode parecer distante, mas o governador Eduardo Riedel (PSDB) já tem divulgado que os 900 km passarão por concessão por onde passa para divulgar Mato Grosso do Sul. O projeto faz parte do projeto de infraestrutura e logística de transportes que serão concluídas até o fim do mandato.
As rodovias contempladas por esse projeto são as seguintes:
• MS-040: O trecho se estende do Anel Rodoviário de Campo Grande até o entroncamento da Rodovia MS-338 (Final do trecho urbano de Santa Rita do Pardo) com uma extensão de 226,3 km.
• MS-338: Com uma extensão de 60,1 km, este trecho liga a Rotatória MS-040 ao final do trecho urbano de Santa Rita do Pardo e ao entroncamento da Rodovia MS-395. • MS-395: Com apenas 7,7 km de extensão, esse trecho conecta o entroncamento da rodovia BR-267 ao entroncamento da Rodovia MS-338.
• BR-262: Com uma extensão de 328,2 km, a BR-262 parte do entroncamento da BR-163 em Campo Grande e vai até a divisa entre São Paulo e Mato Grosso do Sul, no início da Ponte sobre o Rio Paraná, em Três Lagoas.
• BR-267: Este trecho se estende da divisa entre São Paulo e Mato Grosso do Sul, na Travessia do Rio Paraná, até o início da duplicação em Nova Alvorada do Sul, com uma extensão total de 246,7 km.
A área do projeto em questão abrange três regiões de planejamento: Central, Bolsão e Leste, que são de extrema importância e de alto fluxo de veículos que ligam Mato Grosso do Sul a São Paulo, desempenhando um papel crucial na conectividade e desenvolvimento regional.
Atualmente, Mato Grosso do Sul conta com cerca de 1.500 quilômetros de rodovias concessionadas, seja pelo governo federal ou pelo governo estadual. De acordo com o governador, os estudos de viabilidade de concessão desses novos trechos visam melhorar significativamente a infraestrutura rodoviária em uma das principais regiões produtoras do Brasil.
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