Petrobras anuncia nova queda no preço da gasolina e diesel nas refinarias
Foi anunciado nesta terça-feira (8) pela Petrobras mais uma redução de preço da gasolina e do diesel nas refinarias, de acordo com a política de preços divulgada pela empresa estatal no mês passado. A queda chega a 3,1% para a gasolina, combustível mais consumido por condutores de veículos urbanos, e 10,4% para o diesel.
A nova redução foi definida pelo GEMP (Grupo Executivo de Mercado e Preços). Na primeira redução em outubro, a queda não chegou ao consumidor final nos postos, onde inclusive houve aumento de valores - seguindo tendência das distribuidoras.
Conforme a Petrobras, a queda no preço do petróleo de derivados desde o dia 14 de outubro já soma 12,1%, o que combinado a redução da participação da empresa nas vendas ao mercado interno, fizeram com que o diesel sofresse maior queda.
"Como a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, as revisões nas refinarias podem ou não se refletir no preço final ao consumidor", comenta a empresa em nota sobre a redução do preço nas refinarias.
"Isso dependerá de repasses feitos por outros integrantes da cadeia de petróleo, especialmente distribuidoras e postos de combustíveis. Se o ajuste feito hoje for integralmente repassado, o diesel pode cair 6,6% ou cerca de R$ 0,20 por litro, e a gasolina 1,3% ou R$ 0,05 por litro", completa a Petrobras.