Plantio da soja se aproxima dos 70% em MS
O plantio da soja na safra verão 2013/14 em Mato Grosso do Sul atingiu o percentual de 67,1% do total da área destinada ao cultivo da oleaginosa, o equivalente a 1,4 milhão de hectares. De acordo com a Associação dos Produtores de Soja de MS (Aprosoja/MS – Sistema Famasul), a área média cultivada por município é de aproximadamente 33 mil hectares e o volume de chuvas tem colaborado para a eficácia do plantio.
Na evolução do plantio da soja por região, o Sul do Estado soma 72,5% já concluído. Juti se destaca com 10 mil hectares já cultivados, 90% da sua área destinada ao cultivo da soja. Em seguida Laguna Carapã, Amambaí, e Rio Brilhante, contam com 80% do plantio concluído.
Ao Centro-Norte de MS os agricultores já semearam 58,6% da área. Segundo a Aprosoja/MS, Pedro Gomes calcula 80% do processo finalizado, seguido por Chapadão do Sul e Sidrolândia, ambas com 70%.
As informações do relatório do Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (Siga) confirmam que as chuvas colaboraram para o ritmo acelerado do plantio e que o nível pluviométrico médio registrado no Estado entre 21 a 27 de outubro foi de 29,2 milímetros.