Projeto poderá incentivar turismo de sul-mato-grossense em Bonito e no Pantanal
Diretor da Fundtur disse que já deu o ponta pé inicial
Um projeto que iniciou na terceira reunião do Comtur (Conselho de Turismo de Bonito) poderá baratear o turismo em Bonito para o sul-mato-grossense. O diretor-presidente da Fundtur (Fundação de Turismo), Nelson Cintra, disse que o “ponta pé inicial já foi dado” e que será insistente na ideia.
“Anteriormente já foi tentado e não deram prosseguimento, mas vou insistir bastante, não vou deixar isso se perder”, afirmou Nelson Cintra. Segundo o secretário, o projeto vai ter o apoio do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).
A ideia é atrair o sul-mato-grossense no período de baixa temporada que possibilitaria aos filhos da terra conhecer o ecoturismo do município e do Pantanal e ainda ajudar os empresários no momento de menor movimento. “Se empatar o capital já está bom”, pontuou o secretário lembrando que a estrutura é permanente.
Além deste projeto, Cintra conversou com o prefeito do município, Leleco Brito (PTdoB), sobre melhorias tanto em rodovias de acesso quanto para ampliar o turismo de maneira geral. “Conversamos sobre a necessidade de melhorar as nossas estradas, a MS-382, MS-345, a rodovia que liga o Balneário Municipal a cidade de Bonito, uma das maiores reclamações de nossos turistas e da população”, explicou o prefeito.
Leleco também discutiu com Cintra sobre “o marketing, participações em feiras e investimentos na comunicação de Bonito, em especial na principal delas que é o boca a boca, a satisfação de nossos turistas”.
A visita de Cintra ao município faz parte de uma ação da Fundtur. Todos os 79 municípios serão analisados para identificar as potencialidades e prioridades de cada cidade, e assim realizar um planejamento estratégico. “Aqui em Bonito já é um destino consagrado, lógico que cresce o município, vem mais gente, tem que abrir novos passeios, nós estaremos muito bem sintonizados com vocês em Bonito para ajudar”, disse.
Cintra aproveitou para apresentar o projeto ao CVB (Bonito Conventions Bureau) e ao OTB (Observatório do Turismo de Bonito). O observatório é um centro de pesquisas que tem como objetivo o levantamento sistemático e contínuo de dados relevantes sobre a atividade turística em Bonito.
As informações serão disponibilizadas gratuitamente por meio de uma plataforma do Google para auxiliar nas tomadas de decisões dos gestores públicos, empresários e profissionais do turismo. “Precisamos dados confiáveis, relevantes, atualizados e publicados de forma clara e informativa. Nosso foco é que estas informações também sejam úteis e de fácil acesso para os micro e pequenos empresários, que representam 98% das empresas turísticas de Bonito”, explicou o presidente do CVB, Rodrigo Coinete.
Além de acompanhar dados relativos ao fluxo turístico, o OTB irá monitorar a reputação do destino nos websites TripAdvisor e Booking.com. O OTB também irá monitorar a oferta de Bonito nos catálogos das principais operadoras de ecoturismo da Europa, EUA e América Latina.