Revitalização da Indústria Mineral de MS é tema de encontro hoje
Acontece nesta tarde em Campo Grande, o 1º Encontro para Revitalização da Indústria Mineral de Mato Grosso do Sul. Além do governo do Estado, estarão presentes 14 representantes de instituições que vão formar uma equipe para debater a cadeia produtiva da mineração.
Os membros que vão compor a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva Mineral serão empossados hoje, mas o evento ainda inclui a apresentação de estudos sobre o setor e um plano estadual elaborado pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).
A Vale, que tem mineradora em Corumbá, também vai participar com a apresentação de um projeto de Desenvolvimento e Competitividade para a mineração no Estado. O evento está previsto para começar às 14h e terminar às 17h30.
“Estamos em um momento singular, com o governo do Estado e o governo federal reconhecendo a necessidade de revitalizar a cadeia produtiva da mineração e de colocar o setor no foco do desenvolvimento e da geração de empregos”, comenta o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck.
Nos últimos 40 dias, governo do Estado e governo federal anunciaram medidas para modernizar e revitalizar do setor mineração. Em Mato Grosso do Sul, o decreto nº 14.770, de 29 de junho, instituiu a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva Mineral.
“Nosso foco é mostrar que Mato Grosso do Sul também é um estado minerador. Temos a terceira maior reserva de manganês e de minério de ferro do país, além de uma série de outras vertentes de extração, como a areia, argila, calcário e outros minerais”, afirmou o secretário Jaime Verruck.
O evento será realizado no auditório da Semagro/Agraer, localizado no Parque dos Poderes.