Varejo se decepciona e vende apenas 8% a mais na Black Friday 2022
Expectativa era que venda aumentasse de 20 a 30% em relação ao ano anterior
Mesmo prorrogando as ofertas da maior promoção do ano até o sábado (26), comerciantes venderam bem abaixo do esperado na Black Friday 2022, é o que revela a CDL (Câmara de Diligentes Lojistas de Campo Grande).
Segundo o presidente da associação, Adelaido Vila, a expectativa era um aumento de 20% a 30%, até mesmo pelo cenário pandêmico enfrentado em 2021, mas a margem ficou apenas em 8% durante os dias 25 e 26 de novembro. "Ainda não fechamos os números, mas podemos falar que a alta foi, em média, de 8% a mais que o ano anterior", relata.
Para ele, o número pode estar relacionado ao Natal, já que a época é o momento dos empresários ampliarem o estoque para a demanda sazonal e não de queimar mercadorias.
"Quem se propôs a colocar os produtos em oferta realmente conseguiu vender, mas nem todos puderam fornecer grandes liquidações nesta data. A gente contava muito com o fluxo de vendas de TV por conta da Copa do Mundo, vestuários e calçados, mas não teve grande adesão", considera.
Ainda conforme o presidente da CDL, é possível que os clientes estejam deixando de apostar na Black Friday.
Ocorrências do Procon - Este ano, o Procon (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) chegou a registrar 50 denúncias por atendimentos de demandas individuais dos consumidores, sendo a maioria por reclamações de publicidade enganosa.
Nas lojas on-line, foram sete procedimentos administrativos que serão investigados. Dos 50 registrados, 47 chegaram a ser resolvidos e três serão encaminhados para audiência.