Sem autuações na Black Friday, Procon avalia que empresas se "conscientizaram"
Foram fiscalizados 60 estabelecimentos pelo Procon, além de 50 atendimentos sobre publicidade enganosa
"Quartel general" do Procon (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) realizou cerca de 100 atendimentos relacionados à Black Friday, na sexta-feira (25), e não autuou nenhuma empresa.
Os servidores do Procon estadual e municipal trabalharam em conjunto na van estacionada no Centro de Campo Grande, na Rua 14 de Julho, entre a Dom Aquino e a Cândido Mariano.
De acordo com o superintendente do Procon-MS, Rodrigo Vaz, foram 50 atendimentos de demandas individuais dos consumidores, sendo a maioria por reclamações de publicidade enganosa. Nas lojas on-line, foram sete procedimentos administrativos.
As equipes também realizaram 60 fiscalizações, mas Vaz afirmou que não foram lavradas autuações. "Conseguimos que, no momento da fiscalização, as infrações sobre publicidade enganosa fossem corrigidas na hora, sem que houvesse lesão ao consumidor", relatou.
"Mas o consumidor que se sentiu lesado e conseguiu tirar fotos, por exemplo, tirou foto 30 dias atrás e quando chegou lá na hora não tinha o que havia sido prometido, pode encaminhar ao Procon estadual", completou o superintendente.
Na avaliação de Vaz, houve crescimento ao cumprimento das leis consumeristas, porque os fornecedores "se conscientizaram" que dar descontos na Black Friday pode gerar lucros de 25 a 30% no faturamento.
No ano passado, foram 107 procedimentos realizados, sendo 36 reclamações de consumidores e 42 fiscalizações nos estabelecimentos. Nas lojas on-line, foram 14 lojas notificadas, enquanto as lojas físicas foram 6.
Denúncias - O consumidor também tem os canais direto de comunicação com o Procon-MS por meio do 151 e pelo aplicativo MS Digital e pelo 156 do Procon de Campo Grande.
“Nesses canais as denúncias serão confeccionadas e enviadas para nós da equipe de fiscalização”, concluiu.