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Economia

Venda de veículos cai 21% em 2015 e até quadro de funcionários é reduzido

Caroline Maldonado | 06/01/2016 16:30
Política econômica e redução nos empregos impactou vendas em 2015 (Foto: Gerson Walber)
Política econômica e redução nos empregos impactou vendas em 2015 (Foto: Gerson Walber)

Em 2015, a venda de veículos caiu 21,8% em Mato Grosso do Sul, na comparação com 2014. O cenário é reflexo da crise econômica que atingiu diversos setores, na avaliação da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), que divulga o número de emplacamentos mensalmente. Conforme a entidade, para tentar mudar o cenário, neste ano as concessionárias devem continuar com promoções e aderir a metas menores, sem contar a redução no quadro de funcionários, de até 25%.  

A divulgação dos dados classifica os veículos em sete tipos e todos tiveram queda nas vendas. Somente a soma dos emplacamentos de auto e comercial leve teve redução de 22,37% no ano. A comercialização de caminhões e ônibus teve o maior impacto negativo, com retração de 47,52%. As motocicletas apresentaram redução de 17,03%, conforme a pesquisa.

De acordo com a Fenabrave, entraves políticos e econômicos do Brasil fizeram com que os consumidores ficassem mais receosos com relação as compras. Além disso, os bancos estão com linhas de crédito mais exigentes, o que aumenta a dificuldade para conseguir financiamentos para comprar automóveis ou imóveis.

O momento difícil pode ser interessante para quem está com dinheiro na mão e já vem se preparando para compra do carro novo. Segundo a Fenabrave, as concessionárias, de modo geral, devem fazer diversas promoções para atrair clientes. Além disso, devem investir mais em qualidade na hora de montar pacotes e no atendimento para motivar o interesse pelos veículos.

Gerente da Fiat Enzo, Alexandre Martinez, acredita que lançamento vai impulsionar vendas (Foto: Gerson Walber)
Gerente da Fiat Enzo, Alexandre Martinez, acredita que lançamento vai impulsionar vendas (Foto: Gerson Walber)

Oportunidades – Após o impacto nas vendas em 2015, as concessionárias da Fiat apostam em um lançamento que vai chegar em fevereiro. “O ano passado teve número menor nas venda por uma série de fatores, como a política econômica e redução nos empregos, mas acreditamos que esse ano será diferente. A Fiat vai trazer a picape Toro, carro que vai vender em volume bem significativo por termos a tradição em picapes e em Mato Grosso do Sul esse tipo de veículo é muito procurado”, disse o gerente da Fiat Enzo, Alexandre Martinez.

Com quadro de funcionários reduzido em 25%, a gerência de uma das concessionárias Ford de Campo Grande viveu um 2015 de “surpresas” e por isso entra o ano com equipe menor. “Cada mês era uma surpresa na política e na economia, então não foi um ano fácil, mas a diferença é que agora estamos preparados com uma meta mais enxuta, porém queremos crescer cerca de 13%. Em janeiro, ainda temos estoque de carros 2015/16, que já estão com taxa 0%, à partir de 30% de entrada em 12 meses ou com 60%, em 24 e 36 meses”, disse o gerente da Monza, Welington Miranda Madruga.

Amanhã (6), a Chevrolet realiza o “Breca Varejo” em todo o país. As concessionárias estão fechadas hoje e só revelam as promoções especiais de começo de ano amanhã, a partir das 8h. Conforme o gerente de vendas da Perkal, Cesar Ávila, não há como adiantar quais serão as ofertas e a ação gera expectativa de aumento nas vendas.

“Isso é feito, geralmente, sempre em janeiro para começar o ano com pé direito. Em 2015, apesar da dificuldade para acessar algumas linhas de crédito, os bancos ofereceram taxas especiais para determinados veículos. O Onix, por exemplo, que é o carro mais vendido do Brasil teve taxas desse tipo, entre 0% e 0,99%, de acordo com o prazo de financiamento. Então conseguimos, bater nossas metas em dezembro”, comentou o gerente.

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