Volume de serviços recua no mês, mas acumula evolução de 20% em um ano
No acumulado dos últimos 12 meses, o aumento é de 9,3%

O volume de serviços apresentou recuo de 1,5% entre junho e julho, entretanto, apresentou crescimento de 19,3%, quinto melhor resultado do País, entre o sétimo mês do ano passado e mesmo período deste ano.
O levantamento divulgado nesta terça-feira (14), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), aponta que o setor acumulou ganho de 14,7% nos últimos sete meses. No acumulado dos últimos 12 meses, o aumento é de 9,3%
Já a receita nominal apresentou queda mensal de 1,4%. Na comparação com julho do ano passado, o crescimento foi de 26,8%. No acumulado de janeiro a julho, o aumento foi de 19,8% e nos últimos 12 meses de 13,2%.
Os números apontam que o setor mostra sinais de recuperação desde setembro do ano passado e chegou a superar o período de pré-pandemia em dezembro, mas apresentou queda nos dois primeiros meses do ano.
O setor é formado por serviços prestados às famílias, alojamento e alimentação, serviços de informação e comunicação, telecomunicações, serviços administrativos e complementares, serviços técnico-profissionais, transportes, serviços auxiliares de transporte e correio, transportes terrestre, aquaviário e aéreo, entre outros.