ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 26º

Educação e Tecnologia

Candidata que sofreu acidente enfrenta transtorno em vestibular da UFMS

Pais afirmam que auxílio de transcritor foi deferido; fundação que realiza a prova nega

Por Cassia Modena e Caroline Maldonado | 03/12/2023 09:58
Candidata que sofreu acidente enfrenta transtorno em vestibular da UFMS
Laudo médico confirma restrições da candidata (Foto: Paulo Francis)

Foi por pouco que Selena Raquel Alonso Stagliano, 17, não deixou de prestar o vestibular para Medicina na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) neste domingo (3). Uma delegada de polícia precisou intervir para que um funcionário fosse designado como transcritor e a auxiliasse a fazer a prova.

É que Selena segue com dificuldade de mobilidade devido a um acidente de trânsito grave sofrido em agosto deste ano com os avós, em Paranaíba. Dezenas de suturas pelo braço e restante do corpo a deixam impossibilitada de escrever e passar páginas da prova.

"Perguntei mais de três vezes onde estava o transcritor. Daí falei: pelo amor de Deus, quem vai resolver? Veio a delegada, perguntou ali qual funcionário poderia ajudar e disse que a minha filha ia poder fazer a prova. Assim, resolveu", conta o pai, o produtor rural Eduardo Alexandre Stagliano, 48.

Candidata que sofreu acidente enfrenta transtorno em vestibular da UFMS
Pais de Selena lamentam o transtorno (Foto: Paulo Francis)

Ele e a mãe, a também produtora rural Janine Selena Alonso, 42, garantiram que a filha estivesse dentro da universidade antes do fechamento dos portões. Mesmo assim, a situação só foi resolvida após as provas começarem oficialmente.

Deferido ou não - O pedido de assistência especial para candidatos com deficiência ou alguma dificuldade temporária de realizar a prova deve ser feito com antecedência para a análise da Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura), que organiza o vestibular.

No caso do Selena, os pais afirmam que o pedido foi deferido em setembro. Já a assessoria de imprensa da Fapec diz o contrário.

"A candidata em questão teve a solicitação de atendimento especial indeferida. A instituição, portanto, abre um período de recurso para essas situações. A mesma não o fez. Mesmo assim, está recebendo o atendimento necessário ao procurar pela equipe da Fundação", respondeu em nota a instituição.

História se repete - O mesmo transtorno foi vivido por Selena durante o primeiro dia de aplicação de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Ela acabou impedida de fazer, já que transcritor não foi disponibilizado.

Candidata que sofreu acidente enfrenta transtorno em vestibular da UFMS
Selena falou com a reportagem após ser impedida de fazer o Enem, este ano (Foto: Arquivo/Marcos Maluf)

Entrou com recurso para fazer o exame em data especial, mas ele foi negado novamente. A justificativa é que o atendimento que ela pediu só é oferecido para candidatos com dificuldade temporária de mobilidade causada por infecção, segundo os pais de Selena.

Eduardo e Janine ainda não desistiram de tentar viabilizar que a jovem faça parte dos candidatos que farão o Enem na data de reaplicação, 13 e 14 de dezembro. Segundo edital divulgado, os casos permitidos enquadram somente doenças infectocontagiosas, problemas logísticos e local de prova distante.

Ainda este ano, a candidata prestou vestibular da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e recebeu a ajuda solicitada. "Foi muito rápido, inclusive", registra a mãe.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias