ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 31º

Educação e Tecnologia

Sem mobilidade, candidata tem sonho adiado por falta de transcritor em prova

Selena teve múltiplas fraturas após sofrer acidente com os avós, em agosto deste ano

Por Izabela Cavalcanti e Idaicy Solano | 05/11/2023 13:27
Sem mobilidade, candidata tem sonho adiado por falta de transcritor em prova
Selena acompanhada da mãe em frente a Uniderp (Foto: Marcos Maluf)

Selena Raquel Alonso Stagliano, de 17 anos, foi forçada a adiar seu sonho de cursar Medicina, porque não conseguiu realizar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), neste domingo (5), na Uniderp. O motivo é que era necessário disponibilizar um transcritor, o que não ocorreu.

A jovem e os avós sofreram um grave acidente em Paranaíba, em agosto deste ano. Os avós faleceram, e ela sobreviveu por pouco, mas sofreu múltiplas fraturas. Ela teve lesão no pulmão, quebrou as duas pernas e ficou vários dias na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Selena conta que se preparou o ano inteiro para a prova e hoje, chegou no horário, mas precisou dar meia-volta. “É muito ruim, porque eu me esforcei o Ensino Médio inteiro para chegar nesse dia e não poder fazer a prova, não realizar o meu sonho”, lamentou.

Agora, ela ainda está sem mobilidade no braço e não consegue escrever. Com isso, 20 dias antes da prova, a irmã, Mel Alonso, entrou com um pedido para ter um transcritor para a prova.

Foram enviados ao Ministério da Educação e da Saúde o protocolo, laudo, atestado das cirurgias e das próteses no braço e na perna. “Eles falaram que era só vir para cá que, teoricamente, teriam o transcritor. Chegamos, falamos com o coordenador do local de prova e não tinham transcritor. Agora ela vai ter que fazer a prova em dezembro, né? Em dezembro, com quem está recluso”, reclamou. Ainda conforme a irmã, foi necessário até pagar taxa para ter direito ao aparelho.

A mãe, Janine Selena Nespolo Alonso, também lamenta o ocorrido. “É uma sensação de injustiça, porque ela se preparou o ano inteiro para isso e, chega aqui no dia do Enem e não tem como fazer a prova. Agora, a gente não sabe se vai corroborar com a data de outros vestibulares que ela tem, então, não sei se ela vai poder fazer o Enem este ano”, destacou.

A equipe de reportagem entrou em contato com o Ministério da Educação e aguarda retorno sobre o caso.

Sem mobilidade, candidata tem sonho adiado por falta de transcritor em prova
Selena está com o braço sem mobilidade e precisava de um transcritor na prova (Foto: Marcos Maluf)

Acidente – O Campo Grande News noticiou o acidente de Selena e os avós, no dia 27 de agosto deste ano.

Samuel Garcia Alonso, de 76 anos, e Zenir Nestolo Garcia, de 70 anos, estavam em uma caminhonete Mitsubishi L-200 que atingiu o segundo eixo de carreta bitrem, na BR-497. Eles são donos da Selena Automóveis.

Segundo informações do site Jovem Sul News, a colisão aconteceu quando Samuel saía de estrada vicinal e entrava na rodovia, na região de Porto Alencastro. Segundo o Corpo de Bombeiros, que atendeu a ocorrência, as vítimas voltavam de rancho da família na região do Porto.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias