Com sumiço de alunos, Estado torna atualização obrigatória para matrículas 2021
Processo começa em 30 de novembro, mas até lá, cadastro deverá ser atualizado e aluno precisa comprovar permanência na escola
As matrículas da REE (Rede Estadual de Ensino) para o ano escolar de 2021 começam em 30 de novembro, mas antes disso, diante do distanciamento de estudantes durante 2020, com a pandemia do novo coronavírus, será exigida atualização cadastral e comprovação de permanência, obrigatórias para alguns grupos.
Em transmissão ao vivo nesta tarde, a SED (Secretaria de Estado de Educação) apresentou os detalhamentos e ressaltou a necessidade de que os alunos comprovem que ocuparão alguma vagas no ano que vem.
O coordenador de informações gerenciais da SED, Alciley Lopes da Silva, disse que a atualização cadastral começou na semana passada, em 19 de outubro e segue até 12 de dezembro. A atualização é obrigatória para todos os estudantes que moram na área urbana e será feita pela internet, pelo Painel do Aluno, aqui.
Os alunos das áreas rurais, indígenas ou privados de liberdade terão seus dados atualizados do modo em que ocorre até agora, presencialmente nas escolas.
Já entre 23 de novembro e 18 de dezembro, é o prazo para a confirmação de permanência, obrigatória para todos os estudantes que pretendem continuar estudando na mesma unidade escolar onde estão atualmente matriculados.
No entanto, para que a vaga seja garantida a quem a requisitou, será necessária assinatura do pai ou responsável, indo até a unidade escolar para fazê-la.
“Com essa pandemia, percebemos que tanto e-mail ou celular e endereço dos nossos alunos estavam desatualizados, por isso implementamos o cadastro de atualização. E a confirmação de permanência feita pela internet não garante a vaga, e é preciso assinar o requerimento de matrícula na escola”, explicou Alciley.
O período de pré-matrículas começa em 30 de novembro e pode ser feita aqui.
Verificação de aprendizagem – Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio deverão fazer uma prova das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Isso para que seja verificado o nível de aprendizado do estudante e uma possível recuperação no ano que vem, além de capacitação dos professores nessa recuperação.
A prova não é obrigatória, mas de “extrema importância”, segundo representantes da secretaria. A avaliação deverá ser feita entre 3 e 8 de novembro e pode ser acessada aqui e aqui.