Em página falsa, golpistas oferecem até desconto na taxa de inscrição do Enem
Polícia Federal investiga origem da publicação falsa que levava para o pagamento a golpistas
A Polícia Federal investiga, a pedido do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), um falso portal que imita o canal oficial de inscrições do Enem 2024 (Exame Nacional do Ensino Médio).
De acordo com a nota enviada à imprensa nesta sexta-feira (31), a página leva o estudante para uma página de pagamentos, onde fornece um boleto de pagamento diferenciado com descontos - cujo valor é destinado aos golpistas assim que a vítima fornece seus dados pessoais, como nome completo, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e data de nascimento.
"Por se tratar de ligações e mensagens fraudulentas, o Inep orienta que essas tentativas de golpe sejam denunciadas às autoridades locais e comunicadas ao Instituto de Defesa do Consumidor da região do candidato. Vale ressaltar que o instituto não faz contato direto com o cidadão, por meio de ligação telefônica ou e-mail, e também não envia boletos de cobrança seja qual for o meio", diz a banca organizadora do certame.
A página golpista, no entanto, não conta com o domínio .gov.br, que indica quando uma página é oficial do governo federal. Para evitar cair no golpe, o Inep pede que os candidatos fiquem atentos a esse detalhe.
Inscrições - Termina daqui a uma semana, na próxima sexta-feira (7), o prazo para fazer a inscrição no Enem. Quem não conseguiu pedir a tempo ou não teve pedido de isenção aceito, deve pagar uma taxa de R$ 85 para fazer as provas.
Candidatos que quiserem garantir atendimento especializado e tratamento por nome social também terão só mais sete dias de prazo para solicitar. O pagamento da taxa poderá ser feito após o fim do período de inscrição, no máximo até 12 de junho. É possível fazer por boleto, Pix, cartão de crédito e débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco).
O Enem será aplicado em todos os estados e no Distrito Federal, em 3 e 10 de novembro, os dois primeiros domingos do mês.
Receba as principais notícias do Estado no WhatsApp. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram e TikTok