Google inicia testes de nova rede social de eventos após fracasso do Google+
Depois do fracasso do Google+ que acabou em abril deste ano por falta de popularidade, a Google está testando a sua nova rede social chamada Shoelace (cadarço, em português), voltada para conectar pessoas a partir de eventos e interesses em comum. O aplicativo, que funciona apenas no celular vai propor sugerir atividades para usuários de acordo com seus gostos e localização, e permite confirmar presença ou criar eventos próprios.
Shoelace se assemelha, no quesito funcionalidade, à seção de eventos do Facebook. De acordo com dados informados durante a fase de cadastro, como localidade e preferências pessoais, a rede social sugere diariamente ocasiões, chamadas de "Loops". O usuário pode, então, confirmar presença e conferir quais pessoas também irão ao lugar.
Ainda conforme o sie de tecnologua Techtud, também é possível organizar seus próprios eventos e convidar pessoas. Segundo o site institucional do Shoelace, não-usuários da rede social também poderão confirmar presença em eventos quando convidados, mas não é especificado como isso acontecerá.
Por enquanto, é preciso de um convite para experimentar o Shoelace no iPhone (iOS) ou no Android, que está disponível, inicialmente apenas em Nova York. Em 2011, o Google lançou um serviço com funções similares, o Schemer, que não deu certo e chegou ao fim em 2014. Vale lembrar ainda que a companhia também comandava o Orkut, que fez muito sucesso no Brasil por anos, mas não alcançou a mesma popularidade em outros países.