Governo e associação internacional firmam parceria para apoiar pesquisa
Riedel destacou que convênio com a Nuffield será essencial para beneficiar os sistemas de MS
O Governo de Mato Grosso do Sul assinou, nesta quinta-feira (21), memorando com a associação internacional do agronegócio. A Fundec (Fundação de Ciência e Tecnologia) passa a patrocinar e apoiar a internacionalização do Estado através da pesquisa com o convênio da Nuffield.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Governo de Mato Grosso do Sul firmou um memorando com a Nuffield, uma associação internacional do agronegócio, visando apoiar a internacionalização do Estado através de pesquisa. O governador Eduardo Riedel enfatizou a importância da parceria para beneficiar os sistemas locais e mencionou a visita de alunos internacionais que tiveram uma percepção positiva do agronegócio do Estado. Riedel também comentou sobre a decisão do CEO do Carrefour de não comercializar carne do Mercosul, expressando a intenção de combater tais decisões que afetam negativamente a imagem do agronegócio regional. A Nuffield, fundada em 1947 no Reino Unido, tem como objetivo promover o conhecimento e inovação entre produtores rurais, com presença em mais de 40 países e cerca de 1.800 membros ativos.
O governador Eduardo Riedel (PSDB) destacou que a parceria será essencial para beneficiar os sistemas do Estado. Na ocasião, Riedel também destacou que Mato Grosso do Sul recebeu uma comitiva de alunos do mundo inteiro que aprenderam como funciona o agronegócio. “Levaram de volta a percepção que tem da nossa atividade, muito positiva e diferente da ideia preconcebida que se tem lá fora”, afirma.
Na sequência, o governador comentou sobre a decisão do CEO do Carrefour, Alexandre Bompard, feita na quarta-feira (20), de que a empresa não vai mais comercializar a carne proveniente do Mercosul.
“Nós estamos acompanhando a discussão agora do Carrefour inibindo e proibindo a compra de carne do Mercosul e é esse tipo de coisa que a gente quer combater, esses absurdos que são comerciais e transportam para essa relação algo negativo”, declarou Riedel.
Nuffield - Em 1947, a Nuffield teve início no Reino Unido para que produtores rurais viajassem em busca de conhecimento e inovação a fim de enfrentarem os desafios de alimentação e da economia do país após a Segunda Guerra Mundial.
O fundador foi Mr. William Morris, empresário e filantropo, e começou a proporcionar viagens internacionais aos agricultores britânicos com o objetivo de identificar boas práticas agrícolas e abrir novos mercados para estimular a produção de alimentos e a economia nos tempos difíceis após a guerra.
Os serviços do William Morris para o seu país, focado em agricultura, indústria, saúde e educação, foram reconhecidos pela rainha da Inglaterra em 1938 com o título de lord Nuffield.
Ao todo, são cerca de 1.800 “nuffieldianos”, com colaboradores presentes em mais de 40 países e 100 investidores de diferentes setores agrícolas, países e idades.
Em março deste ano, MS foi palco da CSC (Conferência dos Novos Scholars), realizada pela Nuffield Internacional, com a presença de representantes internacionais. O encontro sediado pelo Estado marcou o início do programa Nuffield de pesquisa no agronegócio pelo mundo, em 2024, e reuniu 120 produtores rurais, empresários, pesquisadores entre outras pessoas com destaque no setor agrícola mundial de 15 países, de todos os seis continentes.
O grupo passou pelos municípios de Campo Grande, Sidrolândia, Nioaque e Bonito, onde tiveram a oportunidade de visitar assentamentos, comunidades indígenas, empresas, instituições e projetos.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.