ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 31º

Educação e Tecnologia

Pesquisa aponta que oportunidades na educação em MS são “críticas”

A última vez que o Estado registrou avanço no índice foi de 2019 a 2021, quando passou de 4.7 para 4.8

Por Mylena Fraiha | 28/03/2024 07:07
Alunos da rede estadual de ensino em Campo Grande durante a saída após as aulas (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Alunos da rede estadual de ensino em Campo Grande durante a saída após as aulas (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

As oportunidades educacionais em Mato Grosso do Sul foram classificadas como "críticas" pelo Ioeb (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira) de 2023, registrando índice abaixo da média nacional e sem apresentar crescimento nos últimos dois anos.

Segundo dados divulgados pela organização Roda Educativa, responsável pela gestão do indicador, enquanto a mediana nacional é de 5.1, Mato Grosso do Sul apresentou um índice de 4.8. A última vez que o Estado registrou avanço no índice foi de 2019 a 2021, quando passou de 4.7 para 4.8.

O Ideb de 2023 também aponta que 22 municípios de Mato Grosso do Sul foram classificados como 'críticos' ou necessitando de 'atenção'. Segundo o Roda Educativa, os municípios em situação crítica são aqueles que oferecem menores oportunidades educacionais a suas crianças e adolescentes e não têm conseguido avançar.

Um exemplo é o município de Laguna Carapã, a 305 km de Campo Grande, que teve um retrocesso de 10% no índice entre 2023 e 2021. Já os municípios que necessitam de 'atenção' são aqueles que registraram um índice de Ioeb acima da mediana nacional, mas tiveram poucos avanços ou até mesmo retrocessos em 2023 em comparação com 2022.

Este é o caso de Nova Andradina, localizado a 298 km da Capital, que apresentou um índice próximo à média nacional, equivalente a 5.0. No entanto, ao mesmo tempo, registrou um retrocesso de 0,9% no índice entre 2023 e 2021.

No caso de Campo Grande, o índice Ioeb foi avaliado como "em desenvolvimento". Apesar de não apresentar crescimento em relação ao biênio anterior, a Capital teve um aumento de 2.7% no índice de resultados educacionais.

Já o Ioeb nacional cresceu de 4.85 em 2019 para 5 em 2021 e 5.1 em 2023. A organização afirma, no entanto, que a variação positiva caiu na comparação do quadriênio 2019-23 (4.3%) com o quadriênio 2017-21 (8.9%).

O que é o Ioeb? - Em contraste com o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que se baseia principalmente nas notas dos estudantes, a proposta do Ioeb é ampliar o escopo de avaliação.

O índice é composto por um conjunto de fatores e seus respectivos pesos, divididos em insumos educacionais, essenciais para um bom desempenho educacional, e resultados educacionais, que abrangem aspectos como atendimento, aprendizado e aproveitamento escolar.

O Ioeb incorpora dados do Ideb, informações do Censo Escolar e outros dados relevantes, como a formação dos professores.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias