Matrículas na educação infantil começam hoje com 7 mil vagas em Campo Grande
Na 1ª fase, são convocados alunos da Reme para a rematrícula; há vagas para Emeis, fundamental e até EJA
A partir desta terça-feira (19) até 16 de dezembro, estão abertas as matrículas para alunos da educação infantil da Reme (Rede Municipal de Ensino), em Campo Grande. Serão sete mil vagas, sendo seis mil das chamadas vagas naturais, de estudantes que já fazem parte da instituição, que vão se rematricular e mais 1 mil novas.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Campo Grande abriu 7 mil vagas para a educação infantil na Rede Municipal de Ensino (Reme) entre 19 de novembro e 16 de dezembro. Dessas, 6 mil são para rematrícula de alunos já matriculados e 1 mil para novos alunos. A primeira listagem de vagas novas nas Emeis será em 3 de dezembro, com confirmação entre 3 e 16 de dezembro, e a segunda em 16 de janeiro. Matrículas para o fundamental e EJA começam em 8 de janeiro. Apesar das novas vagas, a cidade ainda tem 8 mil crianças na fila de espera para o ensino fundamental, e a prefeitura precisa lidar com a demanda crescente e decisões judiciais para inclusão imediata de alunos.
O lançamento oficial foi realizado na Escola Municipal Pe. José de Anchieta, na Vila Planalto, com presença de pais, alunos e banda da Guarda Civil Metropolitana.
“O que nós precisamos, nesse momento, é que os pais reafirmem esta matrícula”, disse o secretário municipal de Educação, Lucas Henrique Bitencourt.
Para estes alunos classificados como "vagas naturais", é preciso que a rematrícula seja feita por meio de assinatura de requerimento, na instituição de ensino.
As vagas para alunos novos vão ser divididas. Nas Emeis (Educação Municipal de Ensino), a primeira listagem será no dia 3 de dezembro, com efetivação, ou seja, confirmação, de 3 a 16 de dezembro. A segunda listagem começa dia 16 de janeiro, com efetivação de 16 a 23 de janeiro.
Para os alunos que vão ingressar no fundamental e no EJA (Educação de Jovens e Adultos), será a partir de 8 de janeiro, com designação a partir de 16 de janeiro. A efetivação sai em até dois dias úteis, a contar da data de designação.
Bitencourt disse que o município retomou 8 das 13 obras paradas na educação, entre eles a Emei Inápolis, na Vila Industrial. Outros dois serão inaugurados em fevereiro, localizados nos bairros São Conrado e Oliveira III. Estas duas instituições vão ser responsáveis pela abertura de 350 vagas.
A chefe da Central de Matrículas da Reme, Adriane Cebrã, Campo Grande tem oito mil crianças na fila de espera por vaga no ensino fundamental. Apesar de contar as sete mil vagas como novas, mesmo as classificadas como “naturais”, ela reconhece que a demanda tende a aumentar, levando-se em conta o nascimento anual de 13 mil crianças. “A criança completa quatro meses, os pais colocam na lista e aguardam; assim que surge [vaga], a gente faz o contato e o encaminhamento”.
Além de atender esta demanda, a Prefeitura de Campo Grande ainda tem que atender as decisões judiciais, que determinam a inclusão imediata da criança na rede de ensino. Este ano, foram duas mil cumpridas pela Semed.
A defensora pública Débora Paulino, que esteve na divulgação das matrículas, diz que as demandas judiciais são atendidas rapidamente e, em muitos casos, se consegue resolução administrativa. “Nós orientamos que as pessoas façam os pedidos de matrícula e não esqueçam dos prazos”. Caso o nome não esteja na lista, entre em contato com a Defensoria Pública de MS.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.