ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 25º

Educação e Tecnologia

Mesmo com receio, pais apoiam retorno dos filhos às aulas 100% presenciais

A partir da próxima segunda-feira, 4 de outubro, as aulas serão exclusivamente presenciais em todo Estado

Jhefferson Gamarra, Mirian Machado e Cristiano Arruda | 29/09/2021 13:56
Entrada de aulunos do turno vespertino em uma escola da rede estadual em Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)
Entrada de aulunos do turno vespertino em uma escola da rede estadual em Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)

O anuncio de volta às aulas na Rede Estadual de forma presencial, com 100% dos alunos em sala de aula a partir do dia 4 de outubro, pegou muitos pais de surpresa.  Por um lado há quem aguarde ansioso pela retomada, por outro, alguns responsáveis ainda não se sentem confortáveis em mandar os filhos para as unidades de ensino.

Apesar de a decisão estar longe de um consenso, a maioria afirma que irão mandar os filhos para a escola, seguindo todos os cuidados possíveis, para evitar a contaminação com a covid-19.

“Em casa a gente toma todos os cuidados, mas não sabemos se todas as famílias são assim, vai ser bom pra eles voltarem ao conviver com os colegas de forma integral, mas os cuidados devem permanecer”, sugere o funcionário público, Henrique Luiz de Oliveira, 47 anos, que têm um filho matriculado no ensino fundamental da rede estadual de ensino.

Com a irmã vacinada, Wellington Fernandes se sente mais tranquilo com o retorno das aulas (Foto: Marcos Maluf)
Com a irmã vacinada, Wellington Fernandes se sente mais tranquilo com o retorno das aulas (Foto: Marcos Maluf)

Um pouco mais tranquilo com a situação, o empresário Wellington Fernandes Freitas , 29 anos, concorda com o retorno de todos em sala de aula, uma vez que a irmã de 15 anos completou o ciclo de imunização contra covid-19. "Como já estou trazendo vamos continuar normalmente, acho muito importante essa retomada até porque ela tomou a vacina", opina.

O aposentado Silvio Alves dos Santos, 52 anos, lamenta que o filho de 11 anos não conseguiu se vacinar contra a covid, mas que de qualquer forma a retomada das aulas presenciais será benéfica para as crianças, depois de tantos tempo longe da escola. “Ficou mais de um ano sem aula praticamente. É uma pena que meu filho não conseguiu se vacinar, o que dá um pouco de medo, mas as crianças precisam desse contato com os colegas”, afirma o pai.

Manicure Elaine Pinezzi, garantiu o retorno das filhas às aulas 100% presenciais (Foto: Marcos Mauluf)
Manicure Elaine Pinezzi, garantiu o retorno das filhas às aulas 100% presenciais (Foto: Marcos Mauluf)

Com duas filhas matriculadas na rede estadual, a manicure Elaine Pinezzi, 42 anos, avalia apesar de a retomada das aulas ser uma boa noticiais, principalmente para os pais, a medida deveria ser adotada a partir do ano que vem. “Como mãe eu gostei da noticia, mas as minhas filhas não gostaram.  Acho que deveria continuar como está até o fim do ano, mas de qualquer forma vou levar para escola normalmente e continuar com os cuidados necessários”, comenta.

Retorno - Em coletiva nesta quarta-feira (29), o secretário estadual de Infraestrutura e presidente do comitê gestor do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia), Eduardo Riedel, anunciou que a partir da próxima segunda-feira, 4 de outubro, as aulas podem ser exclusivamente presenciais, sem rodízio de alunos, independente do grau de risco do município.

O retorno será concomitante ao início do quarto bimestre letivo. Segundo o governo estadual, haverá fiscalização se as escolas têm cumprido as normas básicas de biossegurança, tais como disponibilização de álcool em gel ou distanciamento de mesas. Há 58 dias, as aulas retornaram de forma híbrida. No entanto, por conta da pandemia, há quase dois anos, o ensino estava em sistema remoto.

Nos siga no Google Notícias