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Educação e Tecnologia

MS supera meta de professores com pós-graduação da educação básica

Em MS, 65,1% dos professores têm pós-graduação, superando meta de 50% do Plano Nacional de Educação

Por Mylena Fraiha | 23/10/2024 16:48
Professor dando aula para alunos de Escola Estadual de Mato Grosso do Sul (Foto: Álvaro Rezende)
Professor dando aula para alunos de Escola Estadual de Mato Grosso do Sul (Foto: Álvaro Rezende)

Ao contrário da média nacional, mais da metade dos professores da educação básica de Mato Grosso do Sul possui pós-graduação ou fez algum curso de formação continuada para atuar em sala de aula, tanto em escolas públicas quanto particulares.

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O Plano Nacional de Educação (PNE) estabeleceu metas para a qualificação dos professores no Brasil, visando que 50% dos docentes da educação básica tivessem pós-graduação até o fim de sua vigência. Em Mato Grosso do Sul, essa meta foi atingida em 2020, com 54,1% dos professores qualificados, e em 2023, 65,1% dos docentes possuíam pós-graduação. Apesar dos avanços significativos na última década, os números ainda não alcançam as metas nacionais, com 48,1% dos professores brasileiros tendo pós-graduação e 41,7% passando por formação continuada. O novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva está preparando um novo plano para as políticas educacionais da próxima década.

Dados do Censo Escolar de 2023, divulgados pelo governo federal, mostram que no ano passado, 65,1% dos docentes de MS tinham uma pós-graduação, e 53,4% passaram por formação continuada dentro de suas redes de ensino, seja pública (estadual, municipal e federal) ou particular.

A média nacional de 2023 aponta que 48,1% dos professores brasileiros tinham pós-graduação (lato ou stricto sensu), enquanto 41,7% haviam feito algum tipo de formação continuada.

Confira abaixo o gráfico com a evolução do número de professores com pós-graduação e formação continuada em Mato Grosso do Sul, de 2014 a 2024:

Outro dado do Censo Escolar de 2023 é que, em Mato Grosso do Sul, os conhecidos IFs (Institutos Federais) possuem o maior percentual de professores com pós-graduação, ou seja, 90,1%. No entanto, no quesito formação continuada, apenas 47,5% dos docentes federais participaram de cursos em 2023.

Nas escolas municipais, 73,3% dos professores têm alguma pós-graduação, e 61,2% participaram de formação continuada. Já na rede estadual, 66% dos docentes possuem pós-graduação, enquanto 46,2% fizeram formação continuada.

Por outro lado, apenas 43,1% dos professores de escolas particulares têm pós-graduação, e 44,4% passaram por formação continuada em 2023.

Plano Nacional de Educação Apesar do aumento na qualificação dos professores brasileiros na última década, os números ainda não atingem as metas previstas pelo PNE (Plano Nacional de Educação), sancionado em 2014. O PNE estabeleceu metas para todos os níveis educacionais, da educação infantil à pós-graduação.

A meta 16 do PNE previa que, até o fim de sua vigência, 50% dos professores da educação básica teriam pós-graduação e que todos os profissionais dessa área teriam formação continuada.

Apesar de não alcançar a meta, a qualificação acadêmica e continuada dos professores brasileiros teve um avanço significativo nos últimos dez anos. Em 2014, em MS, apenas 35,5% dos professores tinham pós-graduação e 34,8% haviam passado por formação continuada. Nacionalmente, esses percentuais eram de 22% e 31,8%, respectivamente.

A meta do PNE de formar 50% dos professores com pós-graduação foi atingida em MS em 2020, quando 54,1% dos docentes já possuíam essa qualificação, de acordo com o Censo Escolar de 2023.

Importante mencionar que o governo do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que será responsável por formular, ainda neste ano, um novo plano para orientar as políticas educacionais da próxima década.

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