ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUINTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Educação e Tecnologia

MS tem 20,6 mil universitários endividados com o Fies; veja como renegociar

Começa nesta segunda-feira, dia 7, o prazo para estudantes realizarem renegociação de dívidas

Guilherme Correia | 07/03/2022 10:27
Página do FIES; programa financia graduação de estudantes em instituições não gratuitas. (Foto: Arquivo)
Página do FIES; programa financia graduação de estudantes em instituições não gratuitas. (Foto: Arquivo)

Nesta segunda-feira (7), tem início o prazo de renegociação de dívidas do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que poderá beneficiar cerca de 20,6 mil universitários sul-mato-grossenses, que estão em dívida com o programa nos últimos três meses.

De acordo com dados do Ministério da Educação, solicitados pela reportagem, Mato Grosso do Sul possui 49.590 contratos vigentes de estudantes com o programa, e 37.785 estão em amortização - ou seja, já deram início ao pagamento, que poderá ter redução, conforme as parcelas são pagas.

Entretanto, ao menos 20.613 estão inadimplentes há mais de 90 dias, cerca de 40% dos contratos.

Segundo a pasta, os descontos variam de acordo com a situação dos estudantes e podem ser de 12%, 86,5% ou 92% do valor atual da dívida.

O abono maior será destinado a quem tenha dívidas atrasadas há mais de um ano e que possuam inscrição no CadÚnico ou no Auxílio Emergencial.

Outros indivíduos com dívida há mais de 12 meses, mas sem inscrição nos programas sociais, terão desconto de 86,5%.

Por fim, o desconto de 12% é voltado para os inadimplentes com dívidas superiores a 90 dias - estes terão mais tempo para parcelar e terão multas e juros moratórios abatidos do valor da dívida.

Em quantas parcelas posso renegociar? De acordo com o governo federal, a medida prevê que o inadimplente que receba desconto de 12% realize parcelamento em até 150 vezes.

Além disso, quando este estudante pagar a primeira parcela, no valor mínimo de R$ 200, terá o nome limpo nos cadastros de crédito.

Já os demais (86,5% ou 92%) poderão parcelar o saldo da dívida em até dez vezes.

Como fazer a renegociação do Fies? Poderão ser utilizados os dois bancos estatais brasileiros.

Para renegociar com a Caixa Econômica Federal, basta acessar o site da instituição, por meio do site (sifesweb.caixa.gov.br), e verificar se pode ou não pedir a renegociação, de acordo com as regras estabelecidas.

Após confirmar o enquadramento e simular o parcelamento, os interessados gerarão o boleto para pagamento das mensalidades.

Para mais informações, estudantes podem acessar este link ou ligar para o 0800 726 0101.

Já com o Banco do Brasil, a simulação do novo valor poderá ser feita, entre os que tiverem direito à renegociação, via aplicativo de celular, ao acessar a opção Soluções de Dívidas e clicar em Renegociação Fies.

Assim, poderá verificar se faz parte do público-alvo e escolher entre as opções disponíveis.

Além disso, a contratação pode ser realizada em qualquer agência do Banco do Brasil com as mesmas condições - ou obter mais informações pelo aplicativo, WhatsApp (61) 4004-0001 ou Central de Atendimento, no 0800 729 0001.

O que é o FIES? O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior é um programa do Ministério da Educação, criado em 1999, com objetivo de financiar os cursos de graduação na Educação Superior, de estudantes matriculados em instituições particulares.

Segundo dados do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), ao menos 242 cursos não gratuitos foram ofertados para financiamento via FIES, no segundo semestre letivo de 2021, em Mato Grosso do Sul.

Neste período, a graduação mais cara era a de Medicina Veterinária na Universidade Anhanguera, em Campo Grande, com valor bruto de R$ 175.641,30 pela totalidade do curso.

Em todo o Brasil, há mais de 2,4 milhões de contratos, sendo que 1,8 milhão estão em amortização e outros 927,3 mil são os inadimplentes no último trimestre.

Nos siga no Google Notícias