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Educação e Tecnologia

Na preparação para o ensino médio, pior escola de MS tem nota 1,4 no Ideb

Colégio Militar tem a melhor média em MS; escolas indígenas apresentam os piores desempenhos

Por Jhefferson Gamarra | 15/08/2024 16:15
Mbo Eroy Jeguaka Poty Escola Municipal Cocar de Flores – Laguna Carapã, que teve a pior nota de MS (Foto: Reprodução)
Mbo Eroy Jeguaka Poty Escola Municipal Cocar de Flores – Laguna Carapã, que teve a pior nota de MS (Foto: Reprodução)

Nesta quarta-feira (14), foram divulgados os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, principal indicador da qualidade da educação básica brasileira. O ministro da Educação, Camilo Santana, e Manuel Palácio, presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), apresentaram os números que mostram uma discrepância entre as escolas públicas de Mato Grosso do Sul nos anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, que é a porta de entrada para o ensino médio.

O Ideb é calculado com base em dois componentes principais: o desempenho dos alunos nas provas de matemática e português do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), aplicadas a cada dois anos, e as taxas de aprovação escolar. O índice varia de 0 a 10, refletindo a qualidade geral da educação nas instituições avaliadas.

Assim como nos anos iniciais, Mato Grosso do Sul ficou longe de atingir a nota máxima no ranking das melhores escolas públicas de anos finais, que compreende do 6º ao 9º ano. Dos cem primeiros colégios de todo o Brasil, 70 estão em municípios do estado do Ceará, 26 em Alagoas, 2 em Pernambuco e 2 em Goiás, que variaram entre 9,3 e 7,9. O levantamento nacional inclui apenas escolas públicas federais, estaduais e municipais.

O Colégio Militar de Campo Grande se destacou como a melhor instituição do estado, alcançando a nota Ideb de 7,3. O colégio obteve desempenhos notáveis em matemática e língua portuguesa, com notas médias de 335,54 e 313,16, respectivamente. Em seguida, destacam-se escolas como a EM Prof. João de Lima Paes, de Nova Andradina, e a EE Coração de Maria, de Campo Grande, com notas Ideb de 6,3 e 6,2, respectivamente.

Por outro lado, as escolas com o pior desempenho são dominadas por instituições indígenas e rurais, com destaque para a Mbo Eroy Jeguaka Poty Escola Cocar de Flores, de Laguna Carapã, que registrou a nota Ideb mais baixa de 1,4. Outras escolas com desempenhos insatisfatórios incluem a Escola Polo Municipal Indígena Cacique Ndeti Reginaldo, de Dois Irmãos do Buriti, e a Escola Municipal Polo Indígena Mbo Ereneda Tupa I Nandeva, de Amambai, com notas Ideb de 2,8 e 2,9, respectivamente.

Melhores desempenhos em Mato Grosso do Sul

  1. Colégio Militar de Campo Grande – Campo Grande
    • Nota Ideb: 7,3
    • Desempenho em Matemática: 335,54
    • Desempenho em Língua Portuguesa: 313,16
    • Observações: Este colégio federal é o melhor classificado no estado, apresentando um desempenho robusto tanto em matemática quanto em língua portuguesa, evidenciando um ambiente educacional de alta qualidade.
  2. EM Prof. João de Lima Paes – Nova Andradina
    • Nota Ideb: 6,3
    • Desempenho em Matemática: 291,20
    • Desempenho em Língua Portuguesa: 292,37
    • Observações: Esta escola municipal se destaca como a melhor do interior do estado, mostrando um bom equilíbrio no desempenho acadêmico.
  3. EE Coração de Maria – Campo Grande
    • Nota Ideb: 6,2
    • Desempenho em Matemática: 280,01
    • Desempenho em Língua Portuguesa: 290,38
    • Observações: A escola estadual mostra um desempenho sólido, com uma ligeira superioridade em língua portuguesa em relação à matemática.
  4. EM Major Aviador Y – Juca Pirama de Almeida – Campo Grande
    • Nota Ideb: 6,2
    • Desempenho em Matemática: 284,18
    • Desempenho em Língua Portuguesa: 289,09
    • Observações: Mantém-se consistente, com notas próximas às da EE Coração de Maria, refletindo um padrão de qualidade educacional.
  5. EM Profª Efantina de Quadros – Nova Andradina
    • Nota Ideb: 6,2
    • Desempenho em Matemática: 286,60
    • Desempenho em Língua Portuguesa: 293,27
    • Observações: Apresenta um desempenho equilibrado, com uma leve vantagem em língua portuguesa.
  6. EE Profª Nair Palácio de Souza – Nova Andradina
    • Nota Ideb: 6,1
    • Desempenho em Matemática: 283,69
    • Desempenho em Língua Portuguesa: 288,14
    • Observações: Segue o padrão de qualidade observado nas melhores escolas de Nova Andradina.
  7. EE Dom Aquino Corrêa – Amambai
    • Nota Ideb: 6,0
    • Desempenho em Matemática: 286,52
    • Desempenho em Língua Portuguesa: 284,20
    • Observações: Apresenta um desempenho competitivo, com notas mais altas em matemática do que em língua portuguesa.
  8. EE Pres. Medici – Naviraí
    • Nota Ideb: 6,0
    • Desempenho em Matemática: 278,67
    • Desempenho em Língua Portuguesa: 280,04
    • Observações: A escola estadual demonstra um desempenho sólido, embora abaixo das melhores instituições do estado.
  9. EE Mal Rondon – Nova Andradina
    • Nota Ideb: 6,0
    • Desempenho em Matemática: 287,03
    • Desempenho em Língua Portuguesa: 276,15
    • Observações: Embora com uma boa nota em matemática, a diferença nas notas de língua portuguesa reduz o Ideb final.
  10. Escola Municipal Cívico-Militar Professor Adenocle Alexandre de Morais – Costa Rica
    • Nota Ideb: 5,9
    • Desempenho em Matemática: 278,79
    • Desempenho em Língua Portuguesa: 278,75
    • Observações: A escola municipal tem o pior desempenho entre as melhores do estado, refletindo desafios em manter a qualidade acadêmica.

Piores desempenhos em Mato Grosso do Sul

  1. Mbo Eroy Jeguaka Poty Escola Municipal Cocar de Flores – Laguna Carapã
    • Nota Ideb: 1,4
    • Desempenho em Matemática: 178,77
    • Desempenho em Língua Portuguesa: 185,15
  2. Escola Polo Municipal Indígena Cacique Ndeti Reginaldo – Dois Irmãos do Buriti
    • Nota Ideb: 2,8
    • Desempenho em Matemática: 198,05
    • Desempenho em Língua Portuguesa: 212,29
  3. Escola Municipal Polo Indígena Mbo Ereneda Tupa I Nandeva – Amambai
    • Nota Ideb: 2,9
    • Desempenho em Matemática: 207,94
    • Desempenho em Língua Portuguesa: 202,04
  4. Escola Polo Municipal Indígena Alexina Rosa Figueredo – Dois Irmãos do Buriti
    • Nota Ideb: 3,0
    • Desempenho em Matemática: 208,34
    • Desempenho em Língua Portuguesa: 227,37
  5. Escola Municipal Polo Indígena Mboerenda Ypyendy – Amambai
    • Nota Ideb: 3,0
    • Desempenho em Matemática: 209,41
    • Desempenho em Língua Portuguesa: 190,78
  6. CAIC Antonio Pace – Aquidauana
    • Nota Ideb: 3,2
    • Desempenho em Matemática: 227,55
    • Desempenho em Língua Portuguesa: 234,99
  7. Escola Municipal Indígena Gabriel Laureano-Polo – Nioaque
    • Nota Ideb: 3,3
    • Desempenho em Matemática: 211,41
    • Desempenho em Língua Portuguesa: 210,02
  8. CAIC - Maria Henriqueta Rebuá Siufi – Miranda
    • Nota Ideb: 3,3
    • Desempenho em Matemática: 223,24
    • Desempenho em Língua Portuguesa: 239,21
  9. Escola Municipal Indígena Polo General Rondon – Aquidauana
    • Nota Ideb: 3,3
    • Desempenho em Matemática: 201,49
    • Desempenho em Língua Portuguesa: 217,73
  10. EM Nelson Mangabeira – Ladário
    • Nota Ideb: 2,8
    • Desempenho em Matemática: 201,59
    • Desempenho em Língua Portuguesa: 211,25
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